Arquitetura moderna- um estilo ou uma causa?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO 6
Capítulo 1: UM ESTILO OU UMA CAUSA? OU A QUEM PERTENCE O MUNDO?
O grupo toma por importante o fato que este capitulo nada mais é do que um resumo de todos os textos que o seguirão. Segundo o autor do texto “a arquitetura moderna nos é apresentada como sendo o cenário das ‘utopias sociais’ das primeiras décadas do século XX’. Então ao longo do texto ele discorre sobre ‘um pequeno grupode arquitetos dispersos pelo mundo, mas unidos em torno de certo número de ideias-força”, que juntos fizeram uma verdadeira revolução arquitetônica e para os quais o moderno não era um estilo e sim uma CAUSA,e é essa causa que é defendida e muito bem frizada em todos os três textos, a causa que contradizia o fato da arquitetura moderna ser sugerida por muitos como exclusivamente plástica, e umconjunto de formas e volumez (como bem colocado no texto).
A aluna Lara menciona que os arquitetos modernos, no sentido em que o autor do texto deu a essa palavra, tinham um novo cliente. E esse cliente nada mais era do que o povo, as grandes massas, em sua maioria trabalhadora das indústrias e dos escritórios. O contexto social da época, o pós-guerra, também deve ser levado em conta, pois foideterminante nas decisões arquitetônicas.
A aluna Crystyanne relembra que a idéia era que a arquitetura fosse aplicada resolvendo as necessidades desse novo cliente, que ela solucionasse justamente os problemas que eles estavam tendo, até mesmo devido a economia como a Lara já tinha colocado devido a pós-guerra, eles queriam uma resolução econômica e rápida para os problemas da população.
A alunaJéssica já avança nesse contexto ao lembrar que na URSS, houve um projeto global de reconstrução da sociedade, onde os arquitetos modernos pretendiam transformar essa sociedade em todos os aspectos da vida cotidiana, não somente o meio em que ela estava. Os arquitetos modernos, de um modo geral, se colocavam ao lado daqueles que queriam transformar o mundo e achavam que essas transformaçõesnecessitavam de novas formas arquitetônicas.
A aluna Crystyanne recorda que essas realizações de habitações sociais tomam vários rumos e projetos, no inicio consistindo em meios simples, e nada eficientes para os operários, eles acomodam essa população em quartos para quatro ou cinco pessoas, e estes se tratando em cubículos, eles propõem uma maior coletividade em relação á instalações sanitários, ede certa forma encontram soluções que não beneficiam a sociedade e na verdade vem para chocar essa sociedade individualista, burguesa, que não estava preparada para isso tudo
A aluna Eugenia ressalta que na verdade eles tinham um conceito fundamental de “cultura do modo de vida” que entram em inúmeras teorias arquitetônicas, e vão propor uma reconstrução desse modo de vida á sociedade, vaitentar transforma-la em coletiva, e em certos aspectos eles conseguem isso devido a debilidade da sociedade por causa de todo o contexto histórico pelo qual ela passava, a sociedade se torna mais aberta ao próximo, mas não ao ponto de aceitar as habitações coletivas como adequadas e agradáveis para servir como sua moradia.
A Aluna Lara conclui que foi uma utopia social em alguns pontos, mas houve aconstrução da primeira cidade-jardim alemã, os imóveis com cozinha coletiva, os Dom-Komunna, etc.
A aluna Amanda ressalta á pergunta inicial do capitulo com sua resposta obtida a partir das conclusões que tivemos do texto: “A quem pertence o mundo?”, para eles a resposta era clara: “ao povo, às massas, aos trabalhadores, ao maior número”.
A aluna Hortencia acredita que o essencial de tudo issoé quando o autor diz que esses “ arquitetos modernos, em nome dessa causa social, correram riscos e abriram mão daquilo que, para seus colegas, constituía justamente a gratificação que se podia esperar da profissão de arquiteto: dinheiro e fama.” Afinal, abandonaram a fama e o dinheiro para defender a população? Talvez buscassem registrar seu nome na historia como os responsáveis por toda essa...
tracking img