Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ser e poder Ser, Linguagem e Conhecimento’
As realidades culturais são produtos da atividade espiritual segundo os valores condicionantes da convivência humana. O ser humano, através da consciência, trava contato com suas vivências. Apropria-se dos conhecimentos a que teve acesso, combinando-os na conformidade dos valores que lhe pareçam cabíveis segundo sua ideologia. O ser humano "conhece,sabe que conhece e, sobretudo, avalia e reflete acerca dos elementos que conheceu, incorporando-os ao patrimônio de seu espírito". Assim, teremos o ato de consciência (exercer o ato de pensar), o resultado do ato (gera a forma "pensamento"), e o conteúdo do ato, desse pensamento (que é seu objeto).
O termo "conhecimento" é utilizado para caracterizar a relação que se estabelece entre um sujeitoe um objeto. Pressupõe, portanto, a análise do sujeito, ou seja, de quem se dá o processo de absorção e retenção, e do objeto conquistado no curso desse procedimento cognoscente.
Conhecer é representar-se um objeto. É a operação imanente pela qual um sujeito pensante representa um objeto. É o ato de tornar um objeto presente à percepção, à imaginação ou à inteligência de alguém. É o ato desentir, perceber, imaginar ou pensar um objeto. Esse processo cognitivo está fundado, portanto, em três elementos.
A relação de conhecimento implica, portanto, uma transformação tanto do sujeito quanto do objeto. O objeto do conhecimento só adquire significado quando posto diante do sujeito que, para conhecê-lo, distingue e relaciona. No entanto, para que o ser humano possa adquirir e transmitirconhecimento será inevitável utilizar-se da linguagem.
A METAFÍSICA
O objeto de investigação da Metafísica não é qualquer ser, mas do ser enquanto ser. Os filósofos hoje ditos "pré-socráticos", procurando explicar a existência física do mundo, teriam considerado apenas a causa material em sua formação 4, ao passo que Aristóteles aponta a existência de outras três, a eficiente, a formal e a final.As quatro causas seriam quatro sentidos de responder à pergunta por quê? E encontrar o que é primeiro em algo é conhecer o que lhe é próprio, seus atributos essenciais, opostamente aos atributos acidentais. A ciência superior do ser enquanto ser, portanto, seria também a ciência dos primeiros princípios e das primeiras causas. Delimitar os contornos desta ciência 5 , é o que é tratado naMetafísica. Substância, qualidades (como a beleza e a fealdade), quantidade (como a extensão ou duração) e relações (como a igualdade ou desigualdade, superioridade e inferioridade) são alguns princípios ou categorias do pensamento, de acordo com Aristóteles, este eleva algumas vezes, até dez o número de categorias, mas tudo termina por reduzir-se aos ter grupos principais que são além do ser em si mesmo,que se diz que uma coisa é, a saber: por acidente, como verdadeiro e como falso e em potência e em ato.

Ele sustenta que o que está além de nossa experiência não pode ser nada para nós. Nesse sentido, ele não acreditava e não via razões para acreditar no mundo das idéias ou das formas ideais platônicas. Porém, conhecer o mundo da experiência, "concreto", foi um desejo ao qual Aristóteles seentregou apaixonadamente. Aristóteles aplicou a lógica, antes de qualquer coisa, para responder a uma questão que lhe parecia a mais importante de todas: o que é ser? Ou, em outras palavras, o que significa existir? Primeiramente, o filósofo constatou que as coisas não são a matéria de que se constituem. Embora Aristóteles não seja materialista (vimos que a forma não é a matéria), sua explicação domundo é mundana, está no próprio mundo. Finalmente, para o filósofo, a essência de qualquer objeto é a sua função.
A Cultura
Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei,...
tracking img