Pesames

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLUIÇÃO AMBIENTAL
Prof. Heraldo Baialardi Ribeiro

ANÁLISE DE AGENTES TÓXICOS NO ORGANISMO DO HOMEM

Chumbo

Escolha um agente tóxico (AT) e desenvolva um estudo considerando as seguintes questões.

1) Fatores relacionados à substâncias químicas:
a) Fórmula ou estrutura química e propriedades

Fómula: Pb
O chumbo é metal cinza azulado, sendo o mais maleável dos metais pesadosordinários. Os compostos do chumbo bivalente são os mais comuns.
O chumbo tetravalente é instável, sendo o íon Pb4+ inexistente em soluções, devido à hidrólise ao dióxido (Pb4+ + 2H2O PbO2 + 4H+). Os complexos de Pb2+ são estáveis. Dentre os compostos inorgânicos de Pb destacam-se: acetato de Pb bivalente Pb(CH3COO)2 (pode ser anidro, tri-hidratado ou decaidratado); cloreto de Pb (PbCl2) oucotumita; óxido de Pb bivalente (PbO) ou litárgio; sulfeto de Pb bivalente (PbS) ou galena; sulfato de Pb bivalente (PbSO4) ou anglesita; carbonato de Pb bivalente (PbCO3) ou cerusita; cromato de Pb (PbCrO4) ou crocoíta.
Existem numerosos compostos orgânicos de chumbo, sendo os mais utilizados o chumbo tetraetila e tetrametila, líquidos incolores, oleosos e voláteis. Alguns microorganismos podem metilaros compostos inorgânicos e orgânicos de chumbo, produzindo o chumbo tetrametila.

b) Solubilidade.

Insolúvel em água e ligeiramente solúvel em álcool

c) Grau de ionização.

d) Fatores toxicocinéticos.
A absorção do chumbo depende do estado físico e químico do metal e é influenciada pela idade, estado fisiológico e nutricional e fatores genéticos. Nos adultos, 5 a 15% do chumboingerido é absorvido no trato gastrointestinal, enquanto nas crianças essa absorção pode ultrapassar os 50%. A absorção de partículas de chumbo após inalação envolve a deposição das partículas no trato respiratório e a sua absorção e libertação para a circulação. A via de absorção tem pouco efeito na distribuição do chumbo. O chumbo absorvido é transportado pelo sangue e distribuído por trêscompartimentos:
* Sangue;
* Tecidos mineralizados (ossos e dentes);
* Tecidos moles (fígado, rins, pulmões, cérebro, baço, músculos e coração).


Abaixo coloquei uma tabela para complementar:

e) Fatores toxicodinâmicos.

O chumbo é um elemento tóxico não essencial, o qual acumula-se no organismo . Dependendo do nível e duração da exposição pode afetar vários sistemas orgânicos. Os níveisde chumbo no sangue (Pb-H) são utilizados na medida da carga corporal e das doses de chumbo absorvidas (internas). Já se conhecem técnicas para determinação da quantidade de chumbo presente em dentes e ossos, porém sua cinética não é ainda bem conhecida. As principais ações tóxicas são(IPCS, 1995):
Efeitos bioquímicos
A principal manifestação clínica do efeito da intoxicação no sistemahematopoiético é a anemia que ocorre somente com altos níveis de exposição, o que atualmente não é muito comum.
O chumbo inibe várias etapas na biosíntese do heme. A inibição das enzimas ácido delta-aminolevulínico desidratase (ALA-D) e da hemessintetase já foram caracterizadas, enquanto estudos in vitro indicam um aumento da atividade para a enzima ácido delta-aminolevulínico sintetase (ALA-S) durante aexposição ao chumbo. A inibição da enzima coproporfirinogênio-descarboxilase por chumbo foi demonstrada por vários autores (AAS, 1985), pela eliminação excessiva de coproporfirina na urina (COPRO-U).
A ação do chumbo ocorre nos eritroblastos da medula óssea e, sendo assim, somente os eritrócitos recentemente formados contêm excesso de protoporfirina. Devido a inibição da hemessintetase, últimaenzima na biossíntese do heme, o ferro da molécula de protoporfirina IX é substituído pelo zinco dos reticulócitos e, no lugar de se produzir heme, forma-se a protoporfirina zinco.
A diminuição na síntese da hemoglobina seria a consequência dos efeitos do chumbo no sistema hematopoiético, onde concentrações de Pb-H acima de 1,92 m moles/litro (40 m g/dl), acarretaria anemia em crianças...
tracking img