Arquitetura de computadores - barramentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Porto União - SC
Arquitetura de Computadores - Barramentos

1. Conceitue Barramentos e classifique seus fios e vias.
Barramentos são um conjunto de fios que são usados para comunicação entre placa mãe e placas auxiliares, que geralmente esses fios são impressos na própria placa.
Dedicado: Cada elemento do barramento é dedicado exclusivamente ou a uma função ou a umsubconjunto de componentes do computador.
Multiplexado: Nesse tipo de barramento sinais podem ser multiplexados no tempo para comportar diferentes funções. Exemplo: endereços e dados podem trafegar no mesmo barramento mediante o controle de “Address Valid Control Line”, ou seja, sob o controle de um sinal que especifica quais sinais são válidos em determinado período de tempo.

2.Diferencie barramento síncrono de assíncrono.
Barramentos Síncronos: nesse barramento exige que o fluxo de dados aconteça em conjunto com uma base de tempo conhecida como clock do sistema.
Barramentos Assíncronos: nessa categoria de barramentos não segue um relógio mestre para realizar suas operações. Os ciclos de leituras e escritas podem ter durações diferenciadas de acordo com asnecessidades de cada operação.

3. Classifique os barramentos quanto aos dispositivos conectados.
Ativos ou Mestres - dispositivos que comandam o acesso ao barramento para leitura ou escrita de dados.
Passivos ou Escravos - dispositivos que simplesmente obedecem à requisição do mestre.

4. Dentre os barramentos comerciais, diferencie o ISA do MCA e do EISA.
MCA foidesenvolvido pela IBM, por volta de 1987, para melhorar o desempenho do ISA com os novos processadores 386 e preparando o lançamento dos 486. Projeto proprietário, ou seja, a IBM registrou esse barramento de forma que não pudesse ser usado nos clones de IBM. Foi restrito à linha PS/2. Esse barramento não é compatível com nenhum outro existente no mercado, isso rendeu a fama de que até hoje os PCsda IBM têm de aceitar somente peças originais fabricadas pela própria. Isso não é bem verdade, pois é válido somente para os PC da linha PS/2 com processadores 386 ou 486.
EISA – Enhanced ISA esse barramento foi desenvolvido em 1987 pelos fabricantes de clones de IBM, como resposta ao projeto do MCA, como é uma expansão do projeto original do ISA para operar com 32 bits e com mesmo clock,esse barramento é 100% compatível com seu antecessor. O sucesso de mercado na época foi garantido para as placas de alto desempenho.
ISA – Industry Standard Architeture. Foi lançado em 1984 pela IBM para suportar o novo PC-AT. Tornou se, de imediato, o padrão de todos os PC - compatíveis. Era um barramento único para todos os componentes do computador, operando com largura de 16 bits e comclock de 8 MHz.

5. Caracterize o barramento PCI.
PCI é um barramento síncrono de alta performance, indicado como mecanismo entre controladores altamente integrados, plug-in placas, sistemas de processadores/memória.
Foi o primeiro barramento a incorporar o conceito plug-and-play. Seu lançamento foi em 1993, em conjunto com o processador Pentium da Intel. Assim o novoprocessador realmente foi revolucionário pois chegou com uma série de inovações e um novo barramento. O PCI foi definido com o objetivo primário de estabelecer um padrão da indústria e uma arquitetura de barramento que ofereça baixo custo e permita diferenciações na implementação.

6. Caracterize os barramentos AGP e PCI Express.
AGP.
Permite acesso direto mais rápido à memória. Pelaporta gráfica aceleradora, a placa tem acesso direto à RAM, eliminando a necessidade de uma VRAM (vídeo RAM) na própria placa para armazenar grandes arquivos de bits como mapas e textura.
A principal vantagem desse barramento é o uso de uma maior quantidade de memória para armazenamento de texturas para objetos tridimensionais, além da alta velocidade no acesso a essas texturas para...
tracking img