Arquitetura colonial no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Colonial

Materiais utilizados.

Com a chegada da frota de Cabral, iniciava-se oficialmente a posse daquele extenso território. Na praia, a receber os portugueses, homens pardos, maneira de avermelhados, nus, coroados de penas coloridas e ornamentados com colares de conchas. Aparentemente dóceis, onde habitavam? Como seriam seus povoados?
Légua e meia mata adentro, algumasrespostas: casas compridas como uma nau, de madeira, cobertas de palha. Aqui se revelavam dois importantes materiais que seriam fartamente utilizados na construção da Colônia.
A madeira, de excelente qualidade, alem da ótima lenha produziu a primeira cruz, lavrada pelos carpinteiros para o espanto dos nativos diante das ferramentas de ferro, já que eles utilizavam a pedra para o corte e confecção das"lâminas" de suas armas.
Madeira, palha, pedra. Faltava apenas o barro para completar a lista de materiais com os quais os portugueses edificaram uma nação, agenciando-os de formas variadas, incorporando e sincretizando técnicas construtivas de povos conquistados em suas viagens ultramarinas.

Técnicas construtivas.

UNIDADES DE MEDIDA

No século XII. O rei Henrique I, da Inglaterra, fixou abraça coma a distancia entre o seu nariz e o polegar de seu braço estendido. O que poderia ser modificado conforme as medidas de um novo rei.
O palmo era a medida obtida com a mão toda aberta. Consideremos para efeito de conversão, um palmo = 0,22m.
Quadro 1
Légua de sesmaria 6,6 km
Légua marítima 5,5 km
Passo ordinário 0,825 m
Um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida édoze polegadas, o tamanho médio dos pés masculinos. Um pé equivale a 0,305m.
A polegada tem sua origem na medida realizada com o próprio polegar humano, não todo ele, mas distância entre a dobra do polegar e aponta. Urna medida rápida do polegar do ser humano adulto fornece aproximadamente 0,025m de comprimento para esta distância.


FUNDAÇÕES

O processo mais simples e rápido de assentarelementos verticais era o pau-a-pique, diretamente apreendido do índio, que o utilizava em suas paliçadas. Este consistia no fincamento de varas ou toras, muito próximas, cuja base era incinerada para evitar apodrecimento pela umidade do terreno.
No caso das estruturas autônomas, ou gaiolas, a cava de fundação poderia ser disposta sob o esteio, apenas para receber as cargas concentradas.
De qualquerforma, abria-se uma vala fio terreno, investigava-se a resistência do solo para iniciar o assentamento das pedras brutas, calçadas com pedriscos e eventualmente recebendo uma "calda", um tipo de argamassa liquefeita composta de barro, cal e algum aglomerante.
Para guarnecer a fundação das águas pluviais, a ultima fiada era discretamente elevada em relação ao nível do terreno, recebendo uma lajede pedra, disposta ao longo de toda a edificação, como um rodapé.
É comum indicar-se o óleo de baleia como aglutinante. No entanto, pesquisas mais recentes referem-se à borra ou resíduo do cozimento, já que o óleo seria muito caro. Portanto, o óleo só seria utilizado como hidrorrepelente,
Também foi largamente utilizada a fundação corrida, o baldrame, confeccionada de pedras brutas, dispostas emuma cava de largura variável por 1,50m de profundidade, aplicada para receber paredes autoportantes, com cargas distribuídas.

ELEMENTOS VERTICAIS

Os elementos verticais podem ser classificados segundo suas características estruturais: paredes autoportantes , que acumulam as funções de vedação e sustentação, recebendo todos os empuxos da cobertura, descarregando-os de forma distribuída sobreas fundações; estrutura autônoma ou gaiola, com esteios descarregando seus esforços de forma concentrada, associada as paredes de vedação, de materiais diversos.
Não é rara a presença das duas técnicas em uma mesma edificação, decorrente de condições locais ou a época dos acréscimos ou modificações.
Estrutura autônoma (sustentação) com alguns elementos utilizados para vedação:
Paredes de...
tracking img