Empresa coca-cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Coca-Cola, ocasionalmente referida como simplesmente Coca ou Cola (ou com seu apelido em inglês, Coke) é um refrigerante de noz-de-cola vendido em mais de 200 países. Produzida pela The Coca-Cola Company, é a marca mais conhecida e vendida do mundo.
Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmulaoriginal e gradativamente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelos sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.
Veremos neste trabalho a história e a visão estratégica de uma empresa que visa o aumento deseus negócios, que deseja gerar uma importante proporção de receitas em mercados ou moedas estrangeiras, proporcionando a seus acionistas um atrativo rendimento, que busca ser líder de vendas no mercado comercial e participar de uma contribuição no desenvolvimento social, fazendo isso sempre baseada em seus valores que a empresa cultiva durante todo seu processo de crescimento, tendo sempresatisfação em prestar serviços, tento como principal foco o cliente/ consumidor satisfeito com seus produtos, buscando a inovação, criatividade, qualidade, variedade, produtividade, respeito, desenvolvimento integral, honestidade, em busca do sucesso de seus objetivos.


1. HISTÓRIA DA COCA-COLA
A história da marca Coca-Cola teve início em 08 de Maio de 1886, onde o farmacêutico da cidade deAtlanta chamado John Pemberton, fascinado pela manipulação de fórmulas medicinais, que havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, em busca de uma nova clientela que comprasse suas ideias e medicamentos, ao buscar cura para a dor de cabeça obteve o seguinte resultado em seu experimento: uma solução líquida de cor caramelo, que incluía extrato de noz-cola (um estimulante comalto teor de cafeína) e extrato de folhas de coca. A essa solução ele chamou “Tônico para dor de cabeça”.
Feito isso, levou para a farmácia aonde trabalhava e adicionou a ela água carbonatada (gasosa). Ao oferecer a seus clientes, percebeu que eles consideravam a bebida um tanto quanto especial. Foi aí que Frank Mason Robinson, o contador de Pemberton, batizou a bebida como Coca-Cola inspirado emseus ingredientes, e escreveu esse nome com sua própria caligrafia, o que continua até os dias atuais.
Sem possuir o retorno satisfatório nas vendas e com problemas de saúde, John Pemberton ficou muito desanimado e vendeu sua pequena empresa para Asa Griggs Candler em 1891, por US$ 2.300.
Agora Asa Candler, um empreendedor nato, que acreditava no produto e queria que a Coca-Cola fosseconhecida, dedicava-se a investir verdadeiramente no negócio, dando real visibilidade á marca. Uma das formas encontradas foi o contratar pessoas para distribuir cupons que davam o endereço e um brinde, experimentar de graça a Coca-Cola, fazendo com que os estabelecimentos fossem procurados. Candler também acaba disponibilizando outros brindes nos estabelecimentos, como calendários e posters que serviamcomo uma forma dos consumidores olharem para o nome da Coca-Cola e lembrar onde compraram. A publicidade extensiva possibilitou a presença da marca em vários lugares. Dessa forma a bebida se popularizou no mercado e assim, o refrigerante passou a exigir novas formas de apresentações da marca, capazes de atrair um número cada vez maior de apreciadores da mesma.
A empresa Coca-Cola cresceu tantoque a The Coca-Cola Company concluiu que um grande produto e uma grande marca deveriam ser protegidos, a fórmula exata da Coca-Cola é talvez o segredo comercial mais bem guardado do planeta. Dessa forma é possível perceber que a empresa não parou de crescer e se expandiu dos Estados Unidos para o mundo todo.


2. COCA-COLA NO BRASIL
No início da década de 1940, o Brasil entrou no cenário da...
tracking img