ARQUITETURA JESUITICA BARROCA E SUAS TRANSFORMAÇÕES ESTÉTICAS E HISTÓRICO-CULTURAIS NO CONTEXTO BRASIL COLÔNIAL

1177 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ- UNIFAP- 2013.

ARQUITETURA JESUITICA BARROCA E SUAS TRANSFORMAÇÕES ESTÉTICAS E HISTÓRICO-CULTURAIS NO CONTEXTO BRASIL COLÔNIAL.

Renato Pinto da Costa¹
Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá-UNIFAP¹.
André de Barros Coelho²
Docente efetivo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá – Campus de Santana-AP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/UFPA (Universidade Federal do Pará), Mestre em Ciências da Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Bacharel em Teologia pela FABAT (Faculdade Batista do Rio de Janeiro)².

Resumo: No contexto Brasil colonial, as missões jesuíticas tiverem em grande proporcionalidade um importante papel na história da sociedade, tal como na arquitetura e estética eclesiástica e fundamentalista da época que se detinha como princípios os modelos europeus tradicionalistas e ramificados diante a época pós-renascentista, mas, tratando-se especificamente em seus aspectos barrocos. Diante esse contexto primordial, é possível salientar e educar de forma coesa e explanatória o papel efetivador diante ao processo da identificação arquitetônica brasileira.
Palavras-Chave: Barroco, Estilo brasileiro, Identidade cultural.

1. Introdução

1.1 Contexto Histórico Jesuítico no Brasil.
O considerável acervo de obras de arte que os padres da Companhia de Jesus nos legaram, fruto de dois séculos de trabalho penoso e constante, poderá não ser, a rigor, a contribuição maior, nem a mais rica, nem a mais bela, no conjunto dos monumentos de arte que nos ficaram do passado. É, contudo, uma das mais significativas. A circunstância de se ter iniciado a ação da Companhia em fins do Renascimento, quando os primeiros sintomas do barroco já se faziam sentir, e de se desenvolverem, depois, os dois movimentos paralelamente, levou alguns críticos a pretenderem englobar sob a denominação comum de “arte jesuítica”. Todas as

Relacionados