aromatizantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto










Aromatizantes









































Sumário

1 Introdução..................................................................

2 Aromatizantes..............................................................

3 Aromatizantes naturais................................................

4 Óleosessenciais................................ ...........................

5 extratos...........................................................................

6 Extratos seco obtidos com a eliminação do solvente.........
7 Bálsamos, óleo resinas ou óleo goma resinas............................
8 Aromatizantes sintéticos............................................................
9Aromatizantes idênticos ao natural............................................
10 Aromatizantes artificiais...............................................................
11 aromatizantes naturais...................................................................
12 AROMATIZANTES AUTORIZADOS................................................














INTRODUÇÃOAromatizante são substâncias postas em alimentos industrializados com a função de dar cheiro e gosto a eles, sejam elas naturais ou sintéticas.
Os aromatizantes fazem com que o produto industrializado se pareça mais com o natural, assim os tornando aceitáveis pelo consumidor. Eles tendem a dar uma falsa impressão de naturalidade nos produtos industrializados pois causam o consumidor a pensar que são maisnaturais do que realmente são, já que têm um sabor que o consumidor já conhece de um produto não industrializado.
Composição um grande número de ésteres possuem aromas ou sabores agradáveis, sendo usados como flavorizantes na forma pura ou misturadas. Os produtos informam no rótulo a existência de flavorizantes na sua composição.

Tipos de aromatizantes
  Os aromatizantes podemser naturais, artificiais ou uma mistura dos dois. 

 Aromatizantes Naturais: 
Os naturais são substâncias obtidas por processos físicos, enzimáticos ou microbiológicos, como também a partir de matérias-primas aromatizantes naturais, que são os produtos de origem animal (carnes, frutos do mar, aves, ovos, laticínios, etc.) e vegetal (sumo de fruta, legumes, suco de vegetais, ervas, cascas, brotos, raízes,folhas, etc.), que podem ser utilizados no seu estado natural ou processados.  Aromatizantes Artificiais:
Aromatizantes Artificiais
Os aromatizantes artificiais são os mais comumente utilizados, principalmente na indústria alimentícia, devido ao alto custo dos extratos naturais como também pela dificuldade de encontrá-los.

 Tolerância do aditivo no alimento
Em praticamente todos os países domundo, há uma restrição do uso de flavorizantes, aromatizantes, etc… Seu uso é restrito do mesmo jeito que o uso de um remédio é restrito: eles não podem ser comercializados ou utilizados se não satisfazerem as condições prescritas, como os critérios de pureza e os teores máximos de elementos ou de substâncias perigosas ou indesejáveis.



Limite exigido pelo ministério da saúde:
  Flavorizante – a substância que confere ou intensifica o sabor e o aroma dos alimentos e aromatizantes a substância que confere e intensifica o aroma dos alimentos. 
  Os flavorizantes e os aromatizantes tolerados no presente Decreto compreendem: essências naturais, essências artificiais, extratos vegetais aromáticos e flavorizantes quimicamente definidos.
  Considera-se “essência natural oléo essencial,oleo etéreo ou simplesmente “essência, o produto aromático, sápido, volátil, sob a forma oleosa, extraído de vegetais.
  As essências naturais, puras ou em mistura, podem ser apresentadas ” in natura ” ou adicionadas de outras substâncias próprias para uso alimentar, devendo constar da rotulagem a natureza do veículo e a concentração da essência.
As essências naturais podem ser privadas de...