Aromatizantes artificiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funcionam os aromatizantes artificiais?
Muitos dos alimentos industrializados que você compra hoje podem vir com um rótulo que diz "aromas artificiais" como um dos ingredientes principais. Os aromas artificiais não passam de misturas químicas que imitam algum aroma natural.
Tudo o que inalamos deve conter alguma substância química volátil, ou seja, que evapore e entre no nariz. Assubstâncias evaporadas entram em contato com as células sensoriais no nariz e as ativam. No caso do paladar, a substância deve ativar as papilas gustativas. O paladar é um sentido um tanto quanto bruto, pois a língua só é capaz de captar quatro tipos de sabores (doce, salgado, azedo, amargo), ao passo que o nariz é capaz de captar milhares de cheiros diferentes. Portanto, a maioria dos aromatizantesartificiais trazem componentes que ativam o olfato e o paladar.
Qualquer aroma natural costuma ser bem complexo, com dezenas ou centenas de substâncias químicas que interagem entre si para criar o sabor/aroma. Acontece que muitos sabores, em especial os de frutas, possuem somente um ou poucos componentes químicos dominantes que carregam a carga de sabor/aroma. Muitos desses componentes são chamados deésteres. Por exemplo, o éster acetato de octila (CH3COOC8H17) é um componente essencial para o sabor laranja. O éster acetato de isoamila (CH3COOC5H11) é um componente fundamental para o sabor de banana. Se você adicionar esses ésteres a um produto, o sabor dele será de laranja ou banana, dependendo do grau. Para criar sabores mais realistas é preciso adicionar outras substâncias químicas nasproporções corretas para que possa se aproximar cada vez mais à realidade. É possível fazer isso por tentativa e erro ou pela análise química do sabor real.
Sabe-se que centenas de substâncias químicas são agentes de aromatização. O interessante é que geralmente são misturados para criar sabores "conhecidos". Encontramos sabores artificiais de uva, cereja, laranja, banana, maçã, etc e é muito difícila mistura de substâncias criar um sabor que ninguém experimentou
O que é aromatizantes artificiais
É uma substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capaz de conferir ou reforçar o aroma e/ou o sabor dos alimentos.
Ex.: AROMA IDÊNTICO AO NATURAL DE CHOCOLATE, AROMA NATURAL DE CAFÉ.
Aromatizantes – E600 a E699aditivos
Os aditivos aromatizantes intensificam osabor original e/ou o aroma dos alimentos.
Podem ser:
Naturais: extraídos diretamente de vegetais, geralmente sob a forma de óleos.
Artificiais: produzidos sinteticamente, tendo uma estrutura química não encontrada na natureza.
Idênticos aos naturais: produzidos sinteticamente e com uma estruturação química igual ao composto natural.
Naturais reforçados: aromatizantes naturais aos quais sãoadicionadas substâncias sintéticas.
Os aromatizantes artificiais são mais usados por serem mais baratos que os naturais, tendo uma vasta utilização em diversos tipos de alimento, especialmente doces.

Aromatizantes – conferem aroma ao alimento.
Aromatizantes são meios artificiais de reproduzir cheiros, o corantes são formas aritificiais de mudar de cor, por exemplo suco utiliza corantes earomatizantes, po seja o suco a grosso modo é agua mais açucar mais aromatizante (gosto aritificial de uva) mais corange artificial roxo, que nos da uma semelhança com o suco natural.

Aromatizantes autorizados
Os aromatizantes utilizados nos géneros alimentícios são obrigatoriamente mencionados no rótulo dos produtos que os contêm. Os aromatizantes utilizados nos alimentos e as respectivascondições de utilização são definidas a nível europeu.
Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Ou seja, fazem com que os alimentos industrializados fiquem mais parecidos com os produtos naturais, ajudando na aceitação do produto pelo consumidor.
Segundo a ANIVSA os aromas são classificados em duas categorias: os naturais e os...
tracking img