Areas Corticais

Páginas: 10 (2452 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ÁREAS CORTICAIS
O cérebro humano pode ser dividido em áreas de projeção e áreas de associação. As áreas de projeção são identificadas como áreas primárias e relacionam-se diretamente com a sensibilidade ou com a motricidade. As áreas de associação são aquelas que não se ligam diretamente com a motricidade ou a sensibilidade – são as áreas secundárias.
As áreas de projeção podem ser divididasem áreas sensitivas primárias e área motora primária.
Áreas Sensitivas Primárias:
A área da sensibilidade somática geral está localizada no giro pós-central. Essa área recebe as radiações talâmicas que trazem impulsos nervosos relacionados à dor, pressão, temperatura, tato e pela percepção espacial consciente da metade contralateral do corpo. Existe ligação entre as partes do corpo e as áreassomestésica ou somatotopia. Tal como a mão, especialmente os dedos, no qual é desproporcionalmente grande. Dessa forma há a confirmação que a extensão da representação cortiça de uma parte do corpo depende da importância funcional desta parte.
Visual: encontra-se nos lábios do sulco calcarino no lobo occipital, assim é responsável pela recepção visual do campo visual oposto. Sua ablação bilateralcausa cegueira completa.
Auditiva: localiza-se no giro temporal transverso anterior. Chegam através dela fibras de radiação auditiva, derivada do corpo geniculado medial.
Vestibular está situado no lobo parietal em uma região próxima ao território da área somestésica corresponde á face, no entanto está mais relacionada com as áreas de projeção à sensibilidade perceptiva do que a auditiva,assim informando sobre a posição e o movimento da cabeça.
Olfatória situa-se na parte anterior do úncus e o do giro para hipocampal.
Gustativa encontra-se na porção inferior do giro pós-central ou lobo parietal, próxima à ínsula. Na região adjacente à parte da área somestésica correspondente à língua.
Área Motora Primária:
Encontra-se na parte posterior ao giro pré-central. Igualmente ao homúnculosensitivo, a mão é representada desproporcionalmente, constatando que a extensão da representação cortical é proporcional à delicadeza dos movimentos realizados pelos grupos musculares envolvidos. O tálamo é as conexões aferentes principais da área motora, no qual recebe informações do cerebelo, com a área somestésica e com as áreas pré-motora e motora complementar. Contudo, a área motoraprimária origina-se a maior parte das fibras dos tratos córtico-espinal e cortiço-nuclear, principais responsáveis pela motricidade.
As áreas de associação, no entanto, podem ser dividas em áreas de associação secundária e áreas de associação terciárias.
Áreas de Associação Secundárias:
Dentro das áreas de associação secundária existem as áreas de associação secundaria sensitivas e secundáriasmotoras.
Áreas de Associação Secundárias Sensitivas. São três: área somestésica secundária, está localizada no lobo parietal, logo atrás da área somestésica primária; área visual secundária encontra-se no lobo occipital e se estendendo ao lobo temporal; e a área auditiva secundária localiza-se no lobo temporal) As áreas secundárias recebem aferências principalmente das áreas primárias correspondentes erepassam as informações recebidas às outras áreas do córtex.
Para que se possa entender melhor o significado funcional das áreas secundárias, cabe descrever os processos mentais envolvidos na identificação de um objeto. Na etapa de sensação, toma-se consciência das características sensoriais do objeto. Na etapa de interpretação, tais aspectos sensoriais são comparados com o conceito do objetoexistente na memória do indivíduo, o que permite sua identificação.
A etapa de sensação faz-se na área primária; já a etapa de interpretação envolve processos psíquicos mais complexos que dependem da integridade das áreas de associação secundárias.
Áreas de Associação Secundárias Motoras, são aquelas que estão adjacentes à área motora primária, associam-se com ela. Lesões dessas áreas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Areas Corticais Especificas 1
  • CONTROLE CORTICAL
  • Plastcidade Cortical e técnicas de fisioterapia
  • Áreas
  • areas
  • areas
  • Areas
  • AREAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!