Cortex Cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Córtex cerebral
O córtex cerebral corresponde à camada mais externa do cérebro dos vertebrados, sendo rico em neurônios e o local do processamento neuronal mais sofisticado e distinto. O córtex humano tem 2-4mm deespessura, com uma área de 0,22m² (se fosse disposto num plano) e desempenha um papel central em funções complexas do cérebro comona memória, atenção, consciência, linguagem, percepção epensamento.
Em animais com capacidade cerebral mais desenvolvida, o córtex forma sulcos para aumentar a área de processamento neuronal, minimizando a necessidade de aumento de volume. É constituído por cerca de 20 bilhões de neurônios, que parecem organizados em agrupamentos chamados microcolunas. É formado por massa cinzenta e é responsável pela realização dos movimentos no corpo humano.
O córtex é olocal de representações simbólicas, o que ele recebe é processado e integrado, respondendo com uma ação.
É a sede do entendimento, da razão. Se não houvesse córtex não haveriam: linguagem, percepção, emoção, cognição e memória. No Homem, o desenvolvimento do córtex permitiu o

Aspectos Gerais
Uma das maiores mudanças que ocorreu durante o curso da evolução na escala filogenética do sistemanervoso dos vertebrados foi o grande aumento em tamanho relativo dos hemisférios cerebrais. Este facto justifica-se porque o córtex cerebral desempenha um papel fundamental em numerosas actividades algumas das quais de alto nível, acontecendo no ser humano – como a linguagem e o pensamento abstracto.
De um modo geral, o córtex cerebral desempenha várias funções, nomeadamente:
Aspectos básicos dapercepção, movimento e resposta adaptativa ao mundo exterior;
Actividades de alto nível como a linguagem e o pensamento abstracto.

Tipos de Córtices
O córtex cerebral não apresenta sempre a mesma estrutura. Existem pois três tipos de córtices:
Paleocórtex – está maioritariamente presente em áreas restritas da base do telencéfalo. Relacionado com o sistema olfactivo.
Arquicórtex – estácompreendido no hipocampo.
Neocórtex – quase toda a superfície do córtex cerebral é designada de neocórtex (o que apareceu mais tardiamente na escala filogenética); Desenvolve-se interposto entre o arquicórtex e o paleocórtex e separa-se destes por zonas de transição cortical com estruturas intermédias (zonas de justalocortex).
Alguns mamíferos apresentam o neocórtex relativamente pequeno, mas estedesenvolve-se muito nos primatas e representa na espécie humana cerca de 95% da área cortical. Esta expansão do neocórtex leva á rotação aparente dos hemisférios cerebrais em forma de C, com o paleocórtex e o arquicórtex a terminar nas duas pontas do C.
Todas as áreas neocorticais no decurso do seu período de desenvolvimento apresentam uma organização estrutural em seis camadas. No entanto, nocérebro adulto esta estrutura em seis camadas vai sendo alterada em algumas áreas, pelo que se vão distinguir no córtex homogenético, córtices homotípicos e heterotípicos.
Basicamente existem:
Córtex homogenético ou isocórtex – córtex inicial e áreas do córtex adulto que mantêm ainda as seis camadas
Cortex heterogenético ou alocórtex – O paleocórtex e o arquicórtex nunca apresentam estas camadastambém.
Tipos de Células
Células piramidais: As células piramidais são as células que se apresentam em maior número no neocórtex. O seu diâmetro pode variar muito (de 10 micrómetros a 70 ou até mesmo 100 micrómetros – células piramidais gigantes de Betz do córtex motor).
Estas células apresentam um corpo celular do forma cónica do qual saem numerosos dendritos ricos em espinhas, entre elasum dendrito apical, muito longa e que abandona o corpo celular para ascender verticalmente pela superfície cortical, denominando-se os restantes dendritos de dendritos basais que emergem de perto da base da célula e se espalham horizontalmente. De notar que após o nascimento verifica-se um crescimento acentuado da árvore dendrítica e o aumento das espinhas dendríticas. O seu axónio é longo...