Cortex cerebral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CÓRTEX CEREBRAL

É uma fina camada de substância cinzenta que reveste o centro branco medular do cérebro. No córtex chegam impulsos provenientes de todas as vias da sensibilidade que aí se tornam conscientes e são interpretadas. Do córtex saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários e com ele estão relacionados os fenômenos psíquicos.

CITOARQUITETURA DOCÓRTEX

No córtex existem neurônios, células e neurogliais e fibras. As células da neuroglia cortical não têm nenhuma característica especial. Os neurônios e as fibras distribuem-se de vários modos, em várias camadas, sendo a estrutura do córtex cerebral muito complexa e heterogênea.
Quanto à sua estrutura distinguem-se dois tipos de córtex: isocórtex e alocórtex. No isocórtex existem seiscamadas, já no alocórtex não. As seis camadas são as seguintes:
1- Camada molecular
2- C amada granular externa
3- Camada piramidal externa
4- Camada granular interna
5- Camada piramidal interna ( ou ganglionar)
6- Camada de células fusiformes ( ou multiformes)

A camada molecular situada na superfície do córtex, é rica em fibras de direção horizontal econtém poucos neurônios, destacando-se as chamadas células horizontais (de Cajal). Os diversos tipos de neurônios corticais são classificados de acordo com o tamanho e direção de seu axônio.
a) Células granulares: também chamadas células estreladas, possuem dendritos que se ramificam próximo ao corpo celular e um axônio que pode estabelecer conexões com células das camadas vizinhas. É o principalinterneurônio cortical, ou seja, estabelece conexão entre os demais neurônios e fibras do córtex. Admite-se que a maioria das fibras que chegam ao córtex estabelece sinapse com as células granulares, que são as principais células receptoras do córtex cerebral. As células granulares existem em todas as camadas, mas predominam nas camadas granular interna e externa.
b) Células piramidais oupirâmides: tem o nome devido à forma piramidal do corpo celular. Podem ser pequenas, médias, grandes ou gigantes. As células piramidais gigantes são denominadas células de Betz e ocorrem no giro pré-central (área motora). As células piramidais possuem 2 tipos d denditros, apicais ou basais. Denditro apical: destaca-se do ápice da pirâmide, dirige-se às camadas mais superficiais, onde termina.Denditro basal: é curto, distribui-se próximo corpo celular. O axônio das células piramidais tem direção descendente e, em geral, ganha a substância branca como fibra eferente do córtex, por exemplo, as fibras que constituem o tracto cortiço-espinhal. As células piramidais existem em todas as camadas, mais predominam nas camadas piramidal externa e interna, e são consideradas predominantementeefetuadoras.
c) Células fusiformes: possuem um axônio descendente que penetra no centro branco-medular, sendo célula efetuadora. Predomina na VI camada.
d) Células de Martinotti: possuem denditros que ramificam nas proximidades do corpo celular e, um axônio de direção ascendente que se ramifica nas camadas mais superficiais.
e) Células Horizontais (de Cajal): tem forma fusiforme,possui denditro e axônio de direção horizontal. Está na camada molecular. São células intracorticais de associação.

FIBRAS E CIRCUITOS CORTICAIS

As fibras que saem ou entram no córtex cerebral passam, necessariamente, pelo centro branco-medular. As fibras de associação ligam diferentes áreas do córtex cerebral, no mesmo hemisfério ou no hemisfério oposto (fibras comissurais). As de projeçãoligam o córtex a centros subcorticais, podendo ser aferentes ou eferentes.
As fibras de projeção aferentes do córtex cerebral podem ter origem talâmica ou extralâmica. Fibras extralâmicas são monoaminérgicas originadas na formação reticular ou fibras colinérgicas oriundas do núcleo basal de Meynert. Distribuem-se a todo o córtex cerebral, mas seu modo de terminação não é uniforme, variando com...
tracking img