Arco voltaico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arco voltaico - Soldaduras
Resumo teórico
Inicialmente consultemos um dicionário (Aurélio, por exemplo):
Soldadura
1. Ato ou efeito de soldar; soldagem.  2. A parte por onde se soldou. 
Solda
Substância metálica e fusível usada para ligar peças também metálicas. 

1 - Solda autógena. 
Solda de dois metais por fusão parcial deles, conseguida por meio do maçarico. 

2 - Solda debismuto. 
A que se efetua com liga de bismuto, chumbo e estanho, de ponto de fusão muito baixo, usada na selagem dos extintores automáticos de incêndio. 

3 - Solda de chumbo. 
A que se efetua mediante liga de chumbo e estanho, de baixo ponto de fusão, relativamente mole, e pouco resistente. 

4 - Solda de prata. 
A que se efetua mediante liga de prata, zinco e cobre, e é muito dura e resistente. 5 - Solda elétrica. 
A que se efetua pela ação de um arco elétrico. 
Soldadura elétrica por resistência
O aquecimento mediante corrente elétrica é amplamente usado para a soldadura de metais. Normalmente se utiliza da corrente alternada (rede elétrica), a qual é bastante conveniente para a obtenção das intensas correntes necessárias ao processo. A técnica mais comum para a obtenção de taiscorrentes implica no uso de um transformador abaixador de tensão.
|[pic] |


A figura (a) mostra o princípio da soldadura de topo. As peças metálicas, a serem unidas pela soldadura elétrica, são postas em contato e se faz fluir por elas uma intensa corrente elétrica. A região da junção apresenta uma resistênciaelétrica muito maior que aquelas impostas pelas peças metálicas e, por isso, ali, a temperatura se eleva rapidamente até a temperatura de soldadura; forças de compressão são aplicadas para completar o processo. 
Um método diferente, conhecido como soldadura por pontos, figura (b), é o mais empregado para soldar placas ou laminas metálicas. As folhas, sobrepostas, são apertas entre dois eletrodos de umaliga de cobre de grande condutividade, amiúde resfriados interiormente. Quando passa a corrente entre dois eletrodos, o ponto de união das lâminas se aquece até a temperatura de soldadura; então se corta a corrente e se afastam os eletrodos. 
A soldadura por pontos é freqüentemente usada em lugar da rebitagem;  com máquinas automáticas de solda elétrica por pontos o processo torna-se uniforme erápido, demorando a soldadura de cada ponto apenas una fração de segundo.
Os métodos esboçados acima denominam-se soldaduras por resistência, porque se baseiam na resistência elétrica das superfícies metálicas em contacto. Existe outro método importante chamado soldadura autógena ou, ainda, soldadura de arco; porém, antes de comentarmos sobre isso, vale considerar primeiro o arco elétrico e suaspropriedades.
Arco elétrico
Quando a corrente cessa num circuito, mediante a ação de um interruptor ou é interrompida por qualquer outro modo, se observa a amiúde um pequeno centelha entre os terminais metálicos onde ocorreu a interrupção: trata-se de um arco elétrico momentâneo. 
Com altas tensões o arco tende a persistir e não raramente deve-se recorrer a métodos especiais para suprimi-lo. Poroutro lado, quando controlado apropriadamente, admite úteis aplicações.
No arco de carvão (carbono) - muito conhecido por arco voltaico -, são postos em contato dois bastões de carbono (normalmente revestidos por fina camada de cobre), que são separados a seguir. A intensa corrente elétrica esquenta os bastões no ponto de contacto e, quando se separam, o fluxo continua através do vapor de carbonoque há entre eles, formando um arco luminoso, como na figura (c). 
O arco recebe este nome porque a corrente de ar quente que se eleva, tende a desvia-lo para cima, tomando a forma de um arco.
|[pic] |


Grande parte da intensa luz produzida provém não propriamente do arco e sim d os extremos superaquecidos dos bastões de carvão. O carvão...
tracking img