Arco Voltaico De Humphry Davys Doc 97 2003

349 palavras 2 páginas
Professora: Mônica Págio Proposta: Aula pratica de Eletrostática
Curso: Engenharia de Petróleo e Gás
Período: 2°
Alunos:

Matheus de Paula Lopes 19678____________________________________________________
Rúbia Hermosilla 00000 ____________________________________________________
Rodrigo Bernardo Ramos 00000____________________________________________________
A Lâmpada de Arco Voltaico
A primeira lâmpada a arco foi proposta por Humphry Davy em 1801, consistia de dois eletrodos de carbono espaçados, quando alimentados por energia elétrica propiciavam a criação de um arco voltaico, gerando uma luz intensa e brilhante. Contudo, este tipo de lâmpada apresentava algumas desvantagens como a curta vida útil dos eletrodos de carbono e a grande intensidade luminosa.
Esta montagem foi utilizada por muitos anos na iluminação de ambientes diversos, na iluminação pública e em projeções de películas cinematográficas.

Modificada para melhor manuseio, uma vez que era pedida uma resistência de chuveiro para transmissão de calor por “Efeito Joule”, duas hastes não condutoras de eletricidade fixadas em bases com a mesma característica, e os eletrodos de carbono que foram substituídos pelo grafite encontrado no interior de pilhas comuns. Com esta experiência podemos trabalhar vários conteúdos relacionados ao estudo da eletricidade como o Poder das Pontas, Condutores, Efeito Joule e podemos mostrar para os colegas como ocorrem os Raios. Este experimento pode ser aplicado intermediando os estudos da Eletrostática e da Termodinâmica para relacionar os dois conteúdos, e desta forma discutir questões pertinentes aos conceitos de campo elétrico, rigidez dielétrica, acúmulo de cargas, relacionando-os à corrente elétrica.

Humphry Davy (1778-1829, nasceu em Penzance em Cornwall, Reino Unido) aprendeu sozinho uma grande variedade de outros temas: teologia e filosofia, poesia, sete idiomas, e várias ciências, incluindo a química. Davy desenvolveu o arco elétrico e fez uso

Relacionados

  • Engenharia
    28888 palavras | 116 páginas