Aps com enfase na capacidade finita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Advanced planning and scheduling: com ênfase a produção de capacidade finita



Resumo

Hoje muitas técnicas utilizadas para alavancar uma organização deve ser ajustada diante do perfil de cada empresa, seja ela de prestação de serviços ou de produtos tangíveis. A adoção de novas tecnologias é uma questão fundamental para as empresas. A busca da tecnologia da informação rápida e confiávelé uma das maiores anseios das empresas frente o mercado globalizado, porém, muitas das empresas não sabem como lidar com o problema da inovação tecnológica diante de tantas opções e ofertas de mercado, que por um lado oferece sistemas básicos por preços acessíveis ou softwares de alta tecnologia com altos custos. Na busca de uma sistematização total, a empresa necessita da informação de curtíssimoprazo em seus processos produtivos, onde ela possa, gerir e controlar cada passo do produto num sistema quase on-line. Este artigo tem por objetivo descrever uma análise de percepção dos programas (softwares) de gestão do processo produtivo, dando ênfase às ferramentas APS (advanced planning and scheduling), ERP (enterprise requeriment plnning) e MRP II (manufaturing requiriment planning). Ametodologia utilizada foi o resgate de trabalhos já publicados e que possuam citações relacionadas ao tema, para se obter um consenso cientifico em relação ao APS e Capacidade Finita de Produção.
Palavras chaves: Sistemas, Gestão, Aps.


1. Introdução

Na crescente busca da eficiência dos recursos produtivos, percebeu-se que não só o processo operacional deveria ser ajustado com alta velocidade equalidade, mas como também, deveria ter o domínio da tecnologia da informação, ou seja, só a eficiência das linhas de processos não mais significa que a empresa é altamente competitiva. No anseio em busca pelo melhor sistema de gestão e controle de produção, tem-se observado um cenário com muitas fases para o gestor na hora da tomada da decisão. O volume de sistemas (softwares) oferecido pelomercado é relativamente grande, possuindo uma base parecida entre si, porém, com uma eficácia diferente na implantação, devido à variação de perfil, tanto no ramo como no método de gestão que pode variar de empresa para empresa. Cita-se como exemplo os sistemas de seqüenciamento de produção onde soluções ótimas para o problema de seqüenciamento, empregando técnicas de Pesquisa Operacional,principalmente a clássica programação linear, são viáveis matematicamente, porém na prática, devido à natureza combinatória do problema e à rigidez dos algoritmos desenvolvidos, fica difícil conciliar a variabilidade dos dados de produção com a dinâmica de atualização dos parâmetros do algoritmo (TUBINO, 1997). Os problemas de programação da produção são alvo de incontáveis trabalhos de pesquisa operacionalhá cerca de quatro décadas. A despeito do grande volume acadêmico de trabalhos nesta área, seus resultados tem tido uma aplicação bastante reduzida nas empresas (PACHECO & SANTORO, 2001).

A pretensão deste artigo é gerar uma analise critica do que se oferece e o que se tem hoje na empresa em relação aos sistemas, fazer uma investigação em temas que tratam das ferramentas APS (Advanced Planningand Scheduling), com ênfase na Capacidade de Produção Finita. Identificar e analisar seus objetivos dentro dos processos produtivos, vantagens e dificuldades na sua implantação. A metodologia utilizada foi o resgate de trabalhos já publicados e que possuam citações relacionadas diretas ou indiretas com o tema, para se obter um consenso cientifico em relação ao APS e a Capacidade Finita deProdução.

2. Advanced Planning and Scheduling (APS)

Advanced Planning ou planejamento avançado do processo produtivo significa a utilização dos recursos de tecnologia e sistemas para a otimização e gestão dos processos, levando-se em conta a melhor performance para a produção procurando otimizar o tempo e minimizando os custos sem ônus para o consumidor final. A informática deve proporcionar,...
tracking img