Drogas, violência e juventude
Diariamente somos bombardeados com notícias na tv, jornais, revistas e internet, sobre o aumento da criminalidade, principalmente envolvendo jovens.
Diante dessa ondade violência desenfreada, a sociedade se pergunta sobre qual é o principal motivo?
Até pouco tempo, podíamos responder a essa pergunta apontando como principal problema a desigualdade social e apobreza de boa parte da população, mas hoje, esses argumentos por si só não respondem ao questionamento, pois estamos diante de um mal que atinge todas as classes sociais.
A resposta a essa pergunta é umfenômeno, chamado trinômio da criminalidade, composta pelas drogas, juventude e violência. Esses fatores geram um círculo, que assola e aterroriza a sociedade.
É dever da sociedade e de cada um tentaranalisar as causas mais profundas desse problema que deixa a população amedrontada e as instituições governamentais em pé-de-guerra.
Na ponta do trinômio podemos destacar as drogas; essa atinge atodos, sem distinção de cor, raça, credo, idade, sexo e etnia. Nas outras pontas estão os jovens e a violência.
As drogas têm levado os jovens a perder a família, o emprego, os amigos, ou seja, a perdersua identidade, só restando a esses jovens o vício, que por sua vez precisa ser alimentado e, dependendo da situação econômica, através da violência; em resumo, podemos definir que o aumento daviolência urbana em nosso país, está diretamente relacionado à expansão do narcotráfico, que é difícil de ser combatido devido a falta de políticas públicas eficientes.
O individuo começa progressivamente aser violento contra aqueles que não aceitam sua situação, como a família, seus amigos, colegas de trabalho e finalmente contra si mesmo.
Todavia, a maior e a mais explícita violência é a do tráficode drogas. Esta tem o poder de dilacerar toda uma sociedade: ela é a responsável pela manutenção dos usuários, como também pelo recrutamento dos futuros criminosos.
O tráfico e o consumo de drogas,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Resumo sobre drogas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Drogas/490081.html

MLA

"Resumo sobre drogas" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Drogas/490081.html>.

MLA 7

"Resumo sobre drogas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Drogas/490081.html>.

CHICAGO

"Resumo sobre drogas." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-Drogas/490081.html.