aprendizagem sem barreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ezilmari ferreira de siqueira







aprendizagem sem barreira
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos











Várzea Grande
2012





ezilmari ferreira de siqueira






aprendizagem sem barreira
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos




Trabalhoapresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didatica na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfebetição I.
Profs. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas e raquel Franco.
Tutora eletrônica: AnaPaula de Oliveira Regioli Pataro.
Tutor(a) de sala: Maria Inês Bernardi Fritzen







Várzea Grande
2012
A Educação para infância originou-se dos ideários das inúmeras lutas políticas e sociais, travadas por varias gerações em diferentes contextos e momentos históricos com o objetivo de conceber e assegurar a criança de viver em plenitude esse momento tão importante. Garantir o direito ainfância constitui, portanto, a primeira preocupação da educação infantil. Com curso do tempo o foco de atenção deslocou-se para a formação e desenvolvimento do infante.
Entender a evolução da educação infantil demanda uma breve construção histórica acerca da concepção de infância uma vez que a criança é o ator principal dessa modalidade educacional. Desta forma, conhecer as especificidades destafase, seus limites e suas necessidades, torna-se o grande desafio dessa modalidade educacional.
No dicionário da língua portuguesa, infância e definida como um ̏período de crescimento humano, que abrange do nascimento ate puberdade ̋(FERREIRA, 2004, p.1101).Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, é considerada criança a pessoa ate doze (12) anos de idade (BRASIL, 1990).
A concepçãode infância tal como conhecemos hoje é um conceito relativamente novo. A noção de infância é um produto da evolução histórica das sociedades. Os significados e a valorização da infância não ocorreram da mesma maneira, mas são construídas e modificadas de acordo com a organização de cada sociedade.
Ainda hoje esta concepção não esta pronta e acabada, mas continua sendo construída. Podemosconfirmar isso com a citação abaixo:
Na antiguidade, a criança era tida como fruto de um estigma, pois representava o pecado da carne, que lhe dera origem, o pecado original [...] As pias batismais eram propositalmente construídas em locais de formar a evitar a passagem do bebê, ainda pagão, pelo interior das igrejas da época. Acreditava-se na maldade intrínseca da criança, havia todo o consenso de queera preciso vigiá-la e disciplina-lá, e sua educação deveria ser, por isso, essencialmente corretiva e disciplinadora. Não havia ainda uma parte da ciência que se dedicasse, especificamente, ao assunto educação e a pedagogia era apenas um pequeno ramo da teologia que indicava a doutrinação como meio de tornar boa criança (RIZZO, 2006, p. 21-22).
Esse era o retrato da condição da criança como umser que nascia indigno de viver que precisava ser melhorado. Ainda segundo a autora, ̋ a menos valia da criança era tida e havida sem discussão, e talvez fosse por isso tão fácil dela se ignorar, negligenciar, maltratar ou se destacar ̏ ( RIZZO, 2006, p. 23).
Somente a partir da Revolução Industrial no século XVIII, a sociedade passou por um conjunto de mudanças e transformações tecnológicas queocasionou impactos diretos na estrutura social, modificando o papel da família e principalmente o papel da mulher. Com a saída da mulher para o mundo do trabalho muita crianças ficaram a mercê da própria sorte, ou nas casas das mães mercenárias, ou seja, mulheres que se propunham a cuidar e dar abrigo em seus lares aos filhos das mulheres que saiam para o trabalho, com tudo eram mulheres...
tracking img