As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioculturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E AS BARREIRAS SOCIOCULTURAIS



Nome: Silvia Sabbadini de Freitas



Eu concordo com esta afirmação;

“A educação de excepcionais éEspecial, porque se distancia metodologicamente da comum” bem como se distancia a indivíduos especiais. (ASSUMPÇAÕ & SPROVIEIRI; 1991; p. 125).

Apesar de estarmos falando de inclusão, estamosnos referindo a inclusão de criança na sociedade, começando neste caso pela escola, não de simplesmente passar o mesmo conteúdo, com as mesmas dificuldades e achar que eles são um pouco mais lentospara aprender. Devemos trabalhar com os mesmos temas sim, mais com métodos diferentes, pois a internalizarão desses conteúdos não é igual aos dos demais alunos, a maturação cognitiva de cada aluno vaidepender muito do próprio amadurecimento cognitivo dos mesmos, podemos comprovar essa teoria com a fala de Herrero, quando diz que as crianças excepcionais não fazem a relação do conteúdo aprendido comas suas experiências vividas:

“... os métodos cognitivos se baseiam no fato de que as crianças TDAH não analisam suas experiências em termos de mediação cognitiva, não formulamnem sintetizam regras e ainda que produzam verbalizações enquanto realizam uma atividade, essas são imaturas ou irrelevantes para a tarefa. Sua conduta é impulsiva e se caracteriza por uma escassacompreensão da natureza do problema, um fracasso na produção de mediadores adequados e na não-aplicação dos que produz”. (HERRERO, 2000, p.50)




Cada professor deve primeiro entender qual é adificuldade desse aluno causada pela “síndrome” o mesmo jamais poderá diagnosticar qual á a deficiência deste aluno, já que ele não esta apto a esta função, isso cabe a um especialista, ao professorcabe o dever de procurar meios para que este aluno então aprenda ou interiorize o conteúdo (o professor tem que entender que a forma que estes alunos irão entender o conteúdo, é bem diferente dos...
tracking img