Aprendiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PEÇA DE ARQUITETURA DE APRENDIZ MAÇON

PRIMEIRA INSTRUÇAO, A.`. M.`.

Como todos em os passo de minha vida, estou tranquilo e sereno porque sei que que vim a esta casa guiado por Deus. Confiante, porque sei que está habitada por homens e bem. não procurei inteirar-me Estou apreensivo para saber para onde estão me levando. Vendado e, conseqüentemente, na completa escuridão, tenho a nítidaimpressão de estar sentado nas cadeiras da primeira fila de um auditório. Estou com frio. Será que mais alguém está aqui?

O tempo passa e, com ele, os receios, dúvidas e apreensões. Sei que ainda tenho muito a caminhar esta noite, mas passo agora, auxiliado pela privação de sentidos e pela solidão, a experimentar flashes da minha vida...

Conduzido a outro recinto e recobrando minha visão,sinto agora que estou em meu jazigo, vivo de espírito mas fisicamente sem vida. Inscrições e alegorias me fazem refletir sobre o nível espiritual que consegui alcançar nesta vida, as boas e as más ações, os equívocos no juízo de valor entre o material e o espiritual, o que faria se me fosse dada outra chance de recomeçar... E o tempo passa...

Acabo de ser iniciado! Passei por provas que foramchamadas de viagens e que representaram os elementos fundamentais – terra, ar, água e fogo. Mais do que isso, essas provas fizeram com que eu, novamente na escuridão, fosse guiado por um ente que me encheu de confiança e que me conduziu através de etapas que me transmitiram um misto de paz, resignação e purificação. Ao final desse processo, resta a impressão de estar novamente saindo de um ventre, deestar renascendo e recebendo uma nova chance de evoluir.

Sinto - me reconfortado pelas afetuosas energias que percebo chegarem , vindas de pessoas ainda estranhas mas que, na alma, parecem velhos conhecidos em um agradável reencontro.

Queridos irmãos, quem acaba de vos falar é a minha memória, reproduzindo lampejos de dúvidas profanas que invadiam minha mente no transcorrer da minhainiciação. Quem acaba de vos falar é o meu coração, franco e aberto ao descrever meus medos, minhas angústias e, em suma, o fim de dias tão escuros.

A iniciação passou, os trabalhos em loja começaram e hoje estou aqui, apresentando meu primeiro trabalho. Por mais estranho que possa parecer, para mim e para os senhores, sinto - me realmente uma criança, dando os primeiros passos, um colegial falando aosmestres. Peço a compreensão de todos e sinceras desculpas por tão simples manifestação.

Ao mesmo tempo em que o embaraço me toma de assalto, sinto - me iluminado pela sabedoria que emana de cada irmão aqui presente. Se pudesse relacionar todos os ensinamentos retirados até agora dessa nobre ordem, um dos primeiros que tive o privilégio de receber foi o do incondicional respeito ao inesgotávelmanancial de sabedoria e experiência presente em cada um, maior quanto maior for o tempo de iniciação na Arte Real. É ótimo sentir - se rodeado por verdadeiros sábios, espíritos de conduta reta e ilibada.

Tomando os senhores e outros irmãos que passaram pela minha vida como exemplos, afasto qualquer dúvida de que somos pequeninas mas importantes peças no conjunto arquitetônico maior, na obra doGrande Arquiteto Do Universo. Nesse grande projeto, cada um tem seu lugar, seu mister na formação de uma sociedade realmente justa e perfeita. Um dos objetivos de cada indivíduo durante nossas breves estadas neste plano é justamente tomarmos consciência desse papel, da importante vocação para darmos nossa modesta contribuição a esse projeto tão magnífico.

Fica claro também que, assim como noseio da maçonaria, representado em seus diferentes graus, nosso espírito galga paulatinamente diferentes níveis de evolução, motivo pelo qual devemos buscar constantemente essa elevação da alma. Somos homens e, portanto, falhos. Precisamos evoluir espiritualmente, ainda que nunca consigamos alcançar a perfeição.

A dúvida que persiste é: como separar o joio do trigo em nossos atos? Como se...
tracking img