Aluno detetive

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, atende ao Colégio Prado Júnior, situado na Tijuca, Rio de Janeiro, nas disciplinas de química, matemática, história e biologia. Esteprojeto oferece aulas de apoio aos alunos e também busca a integração entre o licenciando e o profissional do ensino, na prática didática em sala de aula.
A idéia de construir a oficinaaluno-detetive veio da vontade de atender às novas diretrizes dos vestibulares e do ENEM de abordarem assuntos interdisciplinares. Além desse objetivo base, a oficina mostrou-se uma forma eficaz de atrairnovos alunos para o projeto PIBID.
A oficina apresentou a importância de se estudar uma química contextualizada e mostrou que muitas disciplinas estão interligadas. Teve duração de seissemanas, com um total de 60 horas/aulas. Ao longo desse período, os alunos matriculados solucionaram o mistério de uma história fictícia: o verdadeiro assassino do personagem título do projeto, denominadoPacco Rabanne. As aulas ocorreram as terças e quintas e duravam em média cinco horas. Os estudantes recebiam um texto que contava parte da trama. Nestas informaçoes, existiam fatos relacionados aoconteúdo programático da química para o ensino médio.Como exemplo, segue parte do texto. “ No ano de 1807, Pacco já tinha trinta anos de idade e levava uma vida tranquila, dividindo seu tempo entre o centrode pesquisas do exército francês e sua família, que agora compunha mais um membro, sua primeira filha Bridgite.
Pacco costumava ser sempre o último a sair do laboratório de química, pois estavaprestes a desvendar um importante combustível; a gasolina. Só que naquela noite, de 22 de julho de 1807, ao sair do laboratório, ele se deparou com a porta trancada do lado de fora e com todo o sistemade oxigêncio gasoso vazando. Criminosamente, o combustível que Pacco estudava e que somente poucos colegas conheciam, estava sendo despejado pelo lado de fora por alguém.
Calmamente, Pacco esperou...
tracking img