Etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conclusão

Em negociações comerciais, o grande negócio é ser ético. Embora o comportamento antiético possa levar as vendas imediatas, isso só acontece em curto prazo. Com o tempo, pessoas que costumam ter esse tipo de comportamento antiético vêem sua reputação sofrer as conseqüências. Por outro lado, pessoas que costumeiramente comportam-se de acordo com os mais elevados padrões éticos vêemsuas reputações subirem. Uma reputação favorável fará mais pela criação de vendas e sucesso duradouro do que qualquer comportamento antiético.

Finalmente é importante destacar que a ética é importante tanto na vida pessoal como na vida profissional. A esperança que mais organizações adotem código de ética e conduta e que todos sejam inseridos nele e que passem a construir uma sociedade maishumana e conseqüentemente mais produtiva.

RESUMO

A ética tem se colocado como uma peça fundamental para que o ser humano possa conviver de forma sensata em sociedade, dentro das condições direcionadas para o dever de agir conforme o bem comum entre os demais integrantes dessa sociedade. É preciso que haja uma concordância com os valores morais que se concentram na virtuosidade de que se preocupacom o bem estar entre diferentes parcelas da sociedade. Mesmo tendo conhecimento de que a ética se apropria de valores morais considerados bons, no sentido de um conhecimento cientifico, o comportamento moral do homem em sociedade, admite a dificuldade de se imaginar a ética no mundo dos negócios. Esse sentimento não deve fazer parte do mundo da administração em qualquer organização. Este estudotem como objetivo discutir a questão da ética como instrumento de gestão de conduta nas organizações públicas, em especial nas Prefeituras Municipais. O grande desafio atualmente sobre a questão da ética é a maneira como ela deve ser gerenciada pelas organizações, principalmente as do setor público, para que as divergências de interesse sejam menores. Baseia-se a argumentação na idéia de que tãosomente com o desenrolar de uma ligação mútua entre as entidades públicas é que se pode conseguir sucesso num programa de gestão de ética em uma organização. Sobre isso, estuda-se a gestão da ética nas instituições públicas como parte de uma estratégia de desenvolvimento da organização. Ética é a responsabilidade social. Na realidade, entende-se a ética, como a maneira de praticar uma hierarquia depreceitos morais, assim como o exercício da responsabilidade social que deve existir sempre sob todos os aspectos. Sobrevive como visão ampla diante das pressões da sociedade às quais os gestores são submetidos durante sua vida profissional.

Palavras-chave: gestão, ética, governo, moralidade, pública

1 INTRODUÇÃO

O avanço vertiginoso da economia mundial aliada às novas tecnologias decomunicação vem contribuindo para a exclusão das fronteiras entre a sociedade e as organizações públicas, fato que exige posturas morais cada vez mais austeras na condição de conduzir suas atividades. Por sua vez, as mudanças estruturais ocorridas na Administração Pública, principalmente a partir dos anos 90, e o cenário econômico instalado a partir daquela época, praticamente exigiram a promoção daética, da transparência e da honestidade como requisitos primordiais para assegurar a confiança das instituições públicas.

Dentro do contexto atual, a questão da ética passou a ser tratada formalmente pelas administrações, por meio de ações normativas e executivas. Este estudo pretende abordar de forma clara e simples a questão da ética e das condições necessárias para expulsar de vez osconflitos de interesses nas organizações públicas. Inicialmente será definido o que seria a burocratização institucional da ética, considerando que a burocratização da ética pelos canais oficiais, sozinha é incapaz de obter sucesso na paralisação de interesse próprios em detrimento de do cidadão.

Na administração municipal quando seu gestor age de acordo com a ética, sua atuação é vista sempre...
tracking img