Aprender antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO: APRENDER ANTROPOLOGIA



O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS

A antropologia tem como objetivo estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante. O homem nunca estará satisfeito com o que sabe. Sempre está a procura do novo.

Apenas no final do Século XVIII, é que se começa a constituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento.

Surge umevento consideráve na história do pensamento do homem sobre o homem. Pensamento até então mitológico, artístico, teológico, fiolosófico, mas nunca científico no que dizia respeito ao homem em si.

As sociedades estudadas pelos primeiros antropólogos, são sociedades com as seguintes características: de dimensões restritas e simples, de maneira que permitirão a compreensão como numa situação delaboratório, de nossas próprias sociedades.

O papel da antropologia é: o estudo das populações que não pertencem à civilização ocidental. Muitas décadas serão necesárias para que ferramentas de investigação possam permitir a coleta direta no campo das observações e inforamções.

No início do Século XX, observa-se que o objeto que tinha sido escolhido, sociedades primitivas, está desaparecendo,pois o próprio universo selvagem não é de forma alguma poupado pela evolução social. Será que a “morte do primitivo” há de causar a morte daqueles que haviam se dado como tarefa o seu estudo? Vejamos 3 tipos de respostas:

01)- O antropólogo aceita por assim dizer, sua morte, e votla para o âmbito das outras ciências humanas.

02)- Ele sai em busca de uma outra área de investigação: O camponês,este selvagem de dentro, objeto ideal de estudo.

03)- Abordagem epistemológica constituinte, ou seja, o conhecimento humano em seus aspectos puramente lógicos, por exemplo, tematizando a relação entre uma afirmação feita e as evidências que a apóiam, e deixando de lado os aspectos psicológicos envolvidos nos processos cognitivos, entre eles, a aprendizagem.

Pois a antropologia não é senãoum certo olhar, um certo enfoque que consiste em: a)- o estudo do homem inteiro; b)- o estudo do homem em todas as sociedades, em todos os seus estados e em todas as épocas.

O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO:

A nossa abordagem consiste em não parcelar o homem, mas ao contrário, tentar relacionar campos de investigação frequentemente separados. Vejamos as cinco principais áreas da antropologia quemantém relações estreitas entre si.

A Antropologa Biológica:

Consiste no estudo das variações dos caracteres biológicos do homem no espaço e no tempo. Ela analisa as particulares morfológicas e fisiológicas ligadas a um meio ambiente, bem como a evolução destas particularidades.O Antropólogo biologista levará em consideração os fatores culturais que influenciam o crescimento e a maturação doindíviduo. A antropologia biológica, tem um papel importante a exercer para que não sejam rompidas as relações entre as pesquisas das ciências da vida e as das ciências humanas.

A Antropologia pré-histórica:

Consiste no estudo do homem através de vestígios materiais enterrados no solo (ossadas e quaisquer marcas da atividade humana. O objetivo da Antropologia pré-histórica ligada àArqueologia, visa reconstituir sociedades desparecidas, tanto em suas técnicas e organizações sociais, quanto em suas produções culturais e artísticas. O historiador é um pesquisador trabalha a partir do acesso direto aos textos e, é ele quem recolhe objetos no solo e se beneficia de depoimentos vivos.

A Antropologia Linguística:

A língua é parte do patrimônio cultural deuma sociedade. É através dalinguagem que os indivíduos se expressam e expressam seus valores, suas preocupações e seus pensamentos. A antropologia lingúistica não diz respeito apenas ao estudo dos dialetos, se interessa também pelas novas técnicas modernas de comunicação.

A Antropologia Psicológica:

Consiste no estudo dos processos e do funcionamento do psiquismo humano. Somente através dos comportamentos, conscientes...
tracking img