Aprendendo a gostar e ler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL ZENAIDO CARVALHO DOS SANTOS

PROJETO LEITURA:
APRENDENDO A GOSTAR DE LER

TEOFILÂNDIA-BA
LAGOA DO CANTO - 2011

ESCOLA MUNICIPAL ZENAIDO CARVALHO DOS SANTOS

Professor responsável:
Vera Lúcia do Nascimento Moura
Diretora: Tatiana Matos
Coordenadora: Elvanir Oliveira
Público – alvo; Estudantes do Ensino Fundamental II
Autor(a) do Projeto: Profª. Vera Lúcia do N.Moura
Etapa a ser realizado: No decorrer das 4 Unidades
Culminância: Outubro
Alinhado as metas: 1, 2, 3, 5, 6 e 7

PROJETO LEITURA
APRENDENDO A GOSTAR DE LER

TEOFILÂNDIA-BA
LAGOA DO CANTO - 2011
APRESENTAÇÃO
Durante muito tempo, a leitura era entendida simplesmente como um ato de decodificação, em que se convertiam letras em sons. Em função dessa visão, a escola formou umaquantidade muito grande de leitores inaptos a realmente compreenderem os textos lidos, embora os decodificassem.
O verdadeiro ato de ler é um processo de atribuição de sentido ao texto, isto é, a partir de conhecimentos que já possui, o leitor interage com o texto, construindo um significado.
Esse processo, segundo Kenneth S. Goodman (1990) envolve o uso de estratégias, ou seja,ações pelas quais o leitor guia sua leitura.
Os objetivos que levam alguém a ler podem ser os mais variados. Algumas pessoas leem porque estão buscando uma informação, outras porque precisam aprender algo, outras porque querem conhecer o pensamento alheio, outras ainda leem a fim de “sonhar” ou de se divertir.
Qualquer que seja o motivo, para alcançar o objetivo desejado é importanteque a leitura seja a mais eficiente possível.
Formar leitores proficientes deve ser um dos objetivos do ensino de Língua Portuguesa. A capacidade de ler criticamente garante ao individuo condições de interferir no meio em que está inserido, podendo, inclusive, transformar a realidade. O pensamento de Lívia Suassuna (1995, p.52) pode servir para confirmar essa asserção:
Se o aluno lêsem prazer, sem o exercício da critica, sem imaginação; se ele lê e não faz disso uma descoberta ou um ato de conhecimento; se ele só reproduz, nos exercícios, a palavra lida do outro, não há nisso nada que lhe possibilite uma intervenção sobre aquilo que historicamente está posto.
A partir do contato com textos diversificados e de qualidade considerável é que o aluno poderá alcançar essaproficiência.
Para que o processo de ensino/aprendizagem de leitura tenha sucesso, é preciso que se dispendam esforços no sentido de criar (ou manter) o gosto pela leitura. Diante disso, esse compromisso deve fazer parte dos objetivos da escola como um todo.
Pois, o compromisso de formar leitores deve ser firmado por toda a comunidade escolar e a formação do professor é fundamental, éele quem lida com os alunos no seu dia-a-dia, sendo, portanto, quem melhor os conhece. É essencial que o mestre tenha a consciência de que ler é necessário e importante. Antes de qualquer coisa, o professor PRECISA ser um bom leitor. Só assim conseguirá criar em seus alunos o tão necessário gosto pela leitura.

JUSTIFICATIVA
A proposta de trabalho aqui presente é desenvolver na comunidadeescolar o despertar pela leitura para que percebam sua importância na vida cotidiana, que sem a leitura não somos nada, pois é dela que podemos questionar, argumentar e decidir o melhor para a humanidade e para isto, nós professores percebemos a necessidade de trabalharmos os diferentes gêneros textuais em séries diferenciadas para que o trabalho não se torne cansativo e os alunos se interessempara dar continuidade ao projeto nas séries seguintes.

OBJETIVO GERAL
* Despertar o interesse pela leitura, estimulando-o o hábito de ler por prazer e dele tirar proveito para vida futura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver ações voltadas para a leitura;
* Estimular para atuarem como leitores e conhecedores das histórias;
* Envolver para atividades de leitura direcionada....
tracking img