11 Homens e 1 segredo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO UNISANT’ANNA




A GRANDE JOGADA

Manual construtivista de como estudar









Prof.ª JOSE LUIZ LOURENÇO





Trabalho apresentado no primeiro semestre do Curso de Marketing do Centro Universitário Unisant’anna/campus Aricanduva, como um dos pré-requisitos para avaliação na disciplina Metodologia Cientifica.










SÃOPAULO

2012
SUMÁRIO


I. SÍNTESE


PARTE I
1. Gostar de si mesmo
2. Ser respeitado em sua casa e na escola
3. Aprender a pensar e ser criativo

PARTE II
4. Ler e compreender um texto
5. Tirar melhor proveito de uma aula
6. Fazer fichamento (resumo) de texto

PARTE III
7. Fazer uma pesquisa
8. Uma boa redação

PARTE IV
9. As nove “inteligências” e o funcionamento de seucérebro
10. Aprender disciplinas conceituais
11. Estudar e aprender conteúdos exatos

PARTE V
12. Memorizar
13. Não se esquecer do que aprendeu
14. Diferença entre aquele que sabe as coisas e o sábio

2
II. ANÁLISE CRÍTICA


III. CONCLUSOES E PROPOSTAS COM SOLUÇOES


IV. REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA


REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

Antunes, Celso, 1937-
A grande Jogada – ManualConstrutivista de como estudar/ Celso Antunes. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1996.
Oitava edição / publicada 2001















3
INTRODUÇÃO: Joga bem quem conhece as regras
O avanço da ciência e da tecnologia é tão rápido, as informações surgem e se tornam velhas tão rapidamente que toda essa porção de coisas que sabemos será mudada, substituída por outras novas. Grande parte de tudoque sabemos não terá mais valor dentro de cinco anos, em breve valerão apenas para três; depois para dois; e em uma década mais ou menos sua validade será apenas de alguns meses. E por esse motivo é necessário adotarmos algumas mudanças para não pararmos no tempo, ao invés de sabermos coisas, temos que aprender a aprender, que consiste em conhecer e, principalmente, pôr em prática algumas regras.AS CINCO REGRAS ESSENCIAIS PARA...
PARTE I
Para aprender a aprender é indispensável que saibamos nos querer bem, que aprendamos a nos fazer respeitar e que possamos usar a cabeça, aprendendo a pensar e ser criativo. Nesta parte o assunto tratado é de suma importância, pela necessidade de aplicarmos bem as cinco regras, que são essenciais, que nos mostram a maneira certa de fazer a necessidadede estudo e aprendizagem uma grande jogada.

1. ... GOSTAR DE SI MESMO
Somos pessoas "amarradas". Amarrados por normas impostas por nossos pais, pela escola e por nossos amigos. As normas são importantes e, algumas necessárias para a convivência em grupo. Porem não podemos nos escravizarmos as essas regras, que nos impossibilita de sermos nós mesmos. Temos que pensar grande, pensar alto, combom senso para examinar cada norma e descobri-las como um caminho que nos permite percorrer livremente. É necessário libertar-se de nossas amarras. Valorizar a si mesmo e descobrir que valemos o quanto imaginamos valer.
A maior parte das pessoas usa apenas uma pequena parte do cérebro. Não há regras de como devemos usar nosso cérebro, ao contrário de aparelhos que vem com manuais de instrução.Para aprender a aprender precisamos saber usar o cérebro de forma diferente. É necessário descobrirmos que somos muito mais.
4
Muito mais forte do que pensamos. Nada é difícil para quem põe uma ideia na cabeça e resolve fazer dela sua meta, sua força de vontade é cem vezes maior que a força de seus músculos.
Somos incomparáveis, não existe cópia de um ser humano. Nunca existiu e jamais existiráuma pessoa com todas as suas características. Temos que valorizar essa individualidade, não ficar se comparando a outras pessoas e não permitir que pessoas enxergue em você algo que não é. Aprenda a gostar de ser incomparável, incomum, e acredite que você é único.
É possível aprendermos em meia hora algo que antes aprendíamos em cinco horas, as regras apresentadas aqui mostram como é possível,...
tracking img