Apqp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Montadoras brasileiras estudam aplicar alumínio na fiação elétrica de automóveis
Mais leve que o cobre, material une boa condutividade elétrica e custo baixo. Conheça detalhes da fiação elétrica 100% em alumínio lançada pela Delphi
Computador de bordo, painéis eletrônicos, chaves codificadas, injeção eletrônica, entre outros tantos itens que compõem a arquitetura elétrica de um veículo, sãocada vez mais comuns nas vitrines das montadoras nacionais. Porém, todo esse conforto e inovação têm seu preço: o peso.  O aumento exponencial do uso de eletrônica embarcada nos veículos atuais implica, inevitavelmente, maior massa aos automóveis – fator crítico para uma indústria intensiva no consumo de combustível e emissão de CO2.

Para satisfazer às demandas de mercado e não comprometer odesempenho energético dos veículos, as montadoras começam a estudar a substituição do cobre por alumínio na fiação elétrica automotiva, o material une alta resistência mecânica e boa condutividade elétrica com leveza e custo baixo. “O cobre é um excelente condutor, mas é pesado e caro. O alumínio é leve e possui boa condutividade, que, embora seja menor que a do cobre, pode ser compensada pelo aumentodo volume de fios de alumínio. Assim, a fiação elétrica em alumínio, mesmo ocupando mais espaço, ainda garante 48% de redução de peso em relação ao sistema de fios em cobre”, explica Flávio Campos, engenheiro e diretor da Delphi no Brasil.

Segundo ele, os fios e cabos de alumínio representam uma redução no peso do sistema do chicote elétrico, levando a uma diminuição significativa no consumode combustível e na emissão de CO2 dos automóveis. “Caso os cerca de três milhões de carros produzidos em 2010 utilizassem fiação de alumínio, calculamos que seriam poupados aproximadamente 9,4 milhões de litros de combustível por ano, o que representaria 16,5 milhões de quilos de dióxido de carbono (CO2) a menos na atmosfera”, diz.

Durante o Congresso SAE Brasil 2010, realizado em outubro, aDelphi apresentou o primeiro carro do mundo com 100% da fiação elétrica em alumínio. Após o evento, todas as montadoras sediadas no Brasil entraram em contato com a Delphi, de acordo com Campos. “Para a instalação de cabos de bateria em alumínio, já fechamos com dois clientes para a linha 2012 e 2013. Temos a possibilidade de fechar com mais quatro montadoras. Mas essa mudança vai ocorrer de formagradual e não intempestiva”, avisa o diretor da Delphi, que prevê um crescimento ainda maior do uso do alumínio na indústria automotiva.
|
 Carro com fiação 100% em alumínio apresentado pela Delphi durante
 o Congresso SAE Brasil 2010 |

No modelo apresentado pela Delphi, o alumínio é aplicado em todo o sistema elétrico do carro, desde o chicote elétrico, passando por cabos de alternador,da bateria e de ignição. Para isso, a empresa estudou as características adequadas para a fabricação do núcleo do cabo (baseadas na condutividade das ligas de alumínio), além da resistência à tração e o alongamento dos fios. Cinco amostras de liga de alumínio com fios de diâmetros 0,20, 0,35 e 0,40 mm, foram submetidas a ensaios mecânicos para o levantamento de curvas tensão-deformação.

Um dosdesafios do projeto foi identificar a disponibilidade de fornecedores nacionais de ligas da série 8XXX, como a 8176, com uma percentagem de cobre adicional, e de fios nos diâmetros necessários. Como o fornecimento de cabos da indústria brasileira de alumínio está concentrado em fios para aplicações de alta potência elétrica, como redes de transmissão e distribuição de energia elétrica, e não parafiação elétrica automotiva, notadamente de baixa frequência, a Delphi encontrou apenas um fornecedor interessado no desenvolvimento. “Os fornecedores ainda estão mais voltados para o mercado de cabos de alta potência, entretanto já há disponibilidade para alimentar as aplicações automotivas”, afirma Campos, que não revela a empresa que colaborou com a Delphi na produção dos fios de alumínio...
tracking img