Apple marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIA – TURMA 9

UM CASO DE ESTRATÉGIA DE MARKETING: APPLE INC.

| Bruno Moreira Matos Daniel Parente Lemos dos SantosFernanda MiguelGeorgia Maria Alves dos SantosLiliana FarahViviana Aviani |
| |
Professor: | Dr. Geraldo Sardinha Almeida |

BRASÍLIA
2012
Sumário

1 – Introdução 1
2 – Revisão da Literatura 1
2.1 – O que éestratégia? 1
2.2 – Segmentação de Mercado 3
2.3 – Posicionamento de Mercado 4
2.4 – Marketing Mix 5
3 – Estudo de Caso: Apple Inc. 7
3.1 – Histórico da Empresa 7
3.2 – Segmentos de Mercado Identificados 9
3.3 – Mercado-alvo definido 9
3.4 – Posicionamento de Mercado Adotado 10
3.5 – Decisões do Marketing Mix para Sustentação da Estratégia 10
3.5.1 – Decisões de Produto 10
3.5.2 –Decisões de Preço 11
3.5.3 – Decisões de Praça 12
3.5.4 – Decisões de Promoção 12
3.6 – Principais Resultados Alcançados 13
4 – Conclusões e Considerações Finais 14
5 – Referências Bibliográficas i

1 – Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar os conceitos e princípios do marketing relacionados a uma determinada empresa, aqui escolhida a Apple.
Apple uma empresa que foi fundadaem 1976, mas que só emplacou no mercado de eletrônicos mesmo foi em 1996 quando criou uma series de computadores que atendiam determinados consumidores que as outras concorrentes não possuíam.
Nos capítulos deste trabalho foram descritos conceitos do marketing observados pela empresa em estudo. O primeiro a ser definido foi o segmento de mercado da Apple, que foi definido por consumidores queutilizam os produtos para utilização pessoal, e Consumidores que utilizam os produtos para fins profissionais.
Depois de definido o segmento pode-se observar que o mercado-alvo da Apple pode ser definido por um público jovem, da classe A, ligado em redes sociais e apreciador do design clean e moderno dos produtos ofertados pela empresa.
Nesse trabalho também pode-se observar o posicionamento damarca diante o mercado consumidor e as decisões de marketing mix para sustentação da estratégia.
2 – Revisão da Literatura
2.1 – O que é estratégia?
O conceito de estratégia é muito variado. Existem inúmeros autores que versam sobre o tema. Apesar de todos concordarem com o conceito básico, cada um tem uma visão diferenciada do conteúdo e dos processos de formação da estratégia das organizações,bem como na forma de seu funcionamento. A seguir, conceitos variados de estratégia são descritos considerando o ponto de vista de autores diferenciados:
* Chandler (1962) Estratégia é a determinação dos objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção das ações adequadas e alocação de recursos para atingir esses objetivos.
* Learned, Christensen, Andrews, Guth (1965) Estratégia éo padrão de objetivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objetivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser.
* Ansoff (1965) Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seuecossistema.
* Katz (1970) Estratégia refere-se à relação entre a empresa e o seu meio envolvente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico, que é um conjunto de objetivos e ações a serem tomadas para atingir esses objetivos).
* Steiner e Miner (1977) Estratégia é o forjar de missões da empresa, estabelecimento de objetivos à luz das forças internas eexternas, formulação de políticas específicas e estratégias para atingir objetivos e assegurar a adequada implantação de forma a que os fins e objetivos sejam atingidos.
* Hofer & Schandel (1978) Estratégia é o estabelecimento dos meios fundamentais para atingir os objetivos, sujeito a um conjunto de restrições do meio envolvente.
* Porter (1980) Estratégia competitiva são ações...
tracking img