Apostila linux - comandos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO EM 1
REDES 1
LAN – LOCAL AREA NETWORK
REDE DE ALCANCE LOCAL 6
WAN – WIDE AREA NETWORK
REDE DE ALCANCE REMOTO 6
RECURSOS 7
REDES DE 10MB/100MB 7
CABOS 9
BRIDGES 10
ROUTERS 10
REPETERS 10
CAMADA FÍSICA 11
CAMADA DE ENLACE 11
CAMADA DE REDE 11
CAMADA DE TRANSPORTE 11
CAMADA DE SESSÃO 11
CAMADA DE APRESENTAÇÃO 11
CAMADA DE APLICAÇÃO 11
ETHERNET 12
TOKEN RING 13TCP/IP 13
IPX/SPX 13
NETBEUI 13
EXEMPLO DE PROJETO FÍSICO 16
A PLACA DE REDE 19
O CLIENTE 19
O PROTOCOLO 19
PAGINAÇÃO 22
APÓS O PROJETO FÍSICO VAMOS AO PROJETO LÓGICO 27
ANTES DA INSTALAÇÃO 28


Pré-requisitos


 Operação do Windows 95
 Conhecimentos gerais sobre micro-computadores, portas de comunicação, winchester, drivers, fax-modem.


Objetivos do curso


Otreinamento em redes locais foi desenvolvido de forma instruir o aluno com todas as informações necessárias para planejar e implantar o ambiente de rede na empresa. Os detalhes contidos nesta apostila sobre como instalar, configurar e oferecer suporte a este novo ambiente irão ajudá-lo a economizar muito tempo e assegurar que você aproveite ao máximo o seu investimento.


Cronograma


 Teoriasobre redes locais

Explica os conceitos sobre uma rede local, software e hardware utilizado, tipos de redes e protocolos de comunicação entre os equipamentos que compões a rede.


 Windows 95 em rede

Apresenta os detalhes do sistema Operacional Windows 95 utilizado como software de uma rede. Vamos conhecer os detalhes de configuração e como aumentar o desempenho das máquinas da rede.Convenções utilizadas

Informação importante: Quando encontrar este símbolo, mostra a existência de informações de grande importância.

Lembrete: Este símbolo significa informações adicionais.



Módulo 1 – Teoria sobre redes locais e remotas


O que é uma rede local e o que ela pode fazer

“Quando você precisar de ir além do computador em cima de sua mesa, esta na hora deinstalar uma rede local”. Quando interconectamos computadores eles podem trabalhar mais pelos usuários, e, quando as pessoas trabalham em equipes, concretizam tarefas inteiras, num menor espaço de tempo e com menos esforço. Podemos imaginar uma rede como um recurso valioso projetada para apoiar uma equipe de usuários.
Interconectar os computadores, assim como gerenciar um grupo de pessoas é semdúvida um desafio. O vocabulário de redes locais é repleto de siglas. Os preços podem variar de alguns Reais a milhares. Os benefícios de se conectar os recursos podem ser grandes (mas em alguns casos pode ficar pior com ela), e podem significar um avanço incalculável de benefícios que um micro isolado nunca poderia apresentar.
Atenta aos possíveis benefícios e recompensas, e apesar dosriscos, as empresas estão interconectando seus computadores em rítimo acelerado.
Antigamente as redes eram de difícil instalação e manutenção exigindo mão de obra altamente qualificada, mas atualmente esta história mudou muito, hoje encontramos kit’s para instalação de redes que qualquer pessoa pode instalar.
Em um ambiente profissional é muito importante um responsável pelo bom funcionamento darede, dentre as responsabilidades deste citamos: Coordenar tarefas, gerenciar problemas, monitorar progressos, administrar usuários etc.
Sem dúvida alguma um dos maiores benefícios de uma rede é o compartilhamento de informações entre os usuários ou mesmo oferecer um meio de armazenamento final superior ao que é utilizado sem a rede. Outros benefícios podem ser citados dentre eles temos:Compartilhamento de impressoras, CD-ROM, Fax/Modem, Drives, correio eletrônico, agenda eletrônica do grupo de trabalho.


Tipos de rede: LAN, WAN, Internet


Atualmente podemos contar com alguns tipos de rede quando a sua disposição física, vamos as principais.


LAN – Local Area Network - Rede de alcance local

Redes locais (LAN’s) são basicamente um grupo de computadores interconectados e...
tracking img