Vida urbana e vida rual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




CURSO DE AGRONOMIA





MICROBIOLOGIO DE SOLO





ALUNO (A): CARLOS AUGUSTO ROCHA
ODEIR JOSE








UBERABA
/ /2012
























[pic]





CURSO DE AGRONOMIA




PROJETO INTEGRADOR I


MICROBIOLOGIA DO SOLO


ALUNO (A): CARLOSAUGUSTO ROCHA
ODEIR JOSE


PROFESSORA DA DISCIPLINA: Especialista Daniela Rocha Almeida








UBERABA
/ /2012










RESUMO
MICROBIOLOGIA DO SOLO



Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos microscópicos , forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia metabolismo e a identificação dos seresmicroscópicos. A microbiologia é dividida em duas partes principais: a microbiologia básica e a microbiologia aplicada. Os microrganismos, portanto, são encontrados em três dos cinco reinos: reino Monera (bactérias e cianobactérias), reino Protista ( algas microscópicas e protozoários ) e reino Fungi ( leveduras e bolores ). Os objetivos da pesquisa são: (1) Apreender a identificar todos os generos demicrorganismos presentes no solo. (2) Mostrar um estudo mais detalhado nas espécies de fungos, bactérias, algas, vírus , ácaros etc . Os autores que embasam esse estudo são CARDOSO, E.J.B.N. (Microbiologia do Solo, 1992.) , MOREIRA, M.S.F. e SIQUEIRA, J. O.( Microbiologia e Bioquímica do Solo, Editora UFLA. 2006) e http://www.sbmicrobiologia.org.br/- 2012 . Foi usado como metodologia aimportância do conhecimento de toda a microbiologia do solo e função dos microrganismos de solo.

Palavras-chave: Microbiologia , fungos , bactérias , protozoários e cianobactérias















































SUMÁRIO




1. Introdução
2. Objetivo
3. Microbiologia do solo
4. A importância das bactérias no solo
5.Fungos
6. Algas
7. Protozoários e vírus
8. Mutualismo
9. Comensalismo
10. Antagonismo
11. Competição
12. Parasitismo
13. Predação
14. O papel dos microorganismos na reciclagem
15. Transformação bioquímica de nitrogênio
16. Transformação bioquímica do carbono
17. Transformação bioquímica do enxofre
18. Transformação bioquímica de outros elementos
19.Metodologia
20. Conclusão
21. Referencias Bibliográficas












INTRODUÇÃO


A ciência da microbiologia é ao estudo dos organismos microscópicos e de suas atividades. Preocupa-se com a forma, a estrutura, a reprodução, a fisiologia metabolismo e a identificação dos seres microscópicos. Inclui estudo da sua distribuição natural, suas relações recíprocas ecom outros seres vivos, seus efeitos benéficos e prejudicais sobre os homens e as alterações físicas e químicas que provocam em seu meio ambiente.
A microbiologia é dividida em duas partes principais: a microbiologia básica e a microbiologia aplicada.
A microbiologia básica estuda a natureza fundamental e as propriedades dos microrganismos.Na microbiologia aplicada estuda-se como os microrganismos podemos ser usados ou controlados para varias finalidades praticas.
Os microrganismos, portanto, são encontrados em três dos cinco reinos: reino Monera (bactérias e cianobactérias), reino Protista ( algas microscópicas e protozoários ) e reino Fungi ( leveduras e bolores ). Os tipos mais comuns são: fungos,micróbios, bactérias e vírus.















OBJETIVO


Apresentar os diferentes gêneros de microrganismos presentes no solo, demonstrando suas principais características e a importância desempenhada por eles no meio ambiente. Mostrar um estudo mais detalhado nas espécies de fungos, bactérias, algas, vírus e ácaros que apresentam ligação de forma direta ou indireta a...
tracking img