Mobilidade territorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Emigração e Imigração
A Emigração
A emigração é o acto de sair do local de residência na busca de um outro noutra região, isto é, a saída de um país para outro, por exemplo, Portugal – Espanha.Normalmente devesse ao facto das pessoas procurarem oportunidades que proporcionem a uma melhor qualidade de vida.
Assim sendo, são todos os cidadãos portugueses que tiverem deixado o territórionacional para, no estrangeiro, exercerem uma actividade remunerada e aí residirem com carácter permanente.
A Imigração
A imigração é o movimento de entrada permanente ou temporário e com a intenção detrabalho e/ou residência, de pessoas ou populações de um país para outro, por exemplo, Espanha-Portugal. A imigração como a emigração em geral ocorre por iniciativa pessoal, pela busca de melhorescondições financeiras.

As razões da Imigração e Emigração
As condições de vida são normalmente um dos mais gerais motivos que motiva as pessoas para abandonarem o seu país de origem e emigrar, comoa miséria que vivem nos seus países derivado geralmente do desemprego.

Mas não só este aspeto influência a imigração, como existe outros fonómenos que o proporcionam, tais como: os conflitospotico-militares, a internacionalização do produto, ou seja, a industria e a agricultura que dependem de grandes quantidade de mão-de-obra que por sua vez mal remunerada devido ás fracas qualificações dostrabalhadores e por vezes em situação ilegal, são tambem razões que provocam estes fluxos migratórios.

Outra razão é as guerras, quer guerras civís quer guerras entre nações, quer na europa quer emqualquer outro continente, por exemplo em paises como o kosovo ou o afeganistão, estas guerras faz com que cada vez haja mais refugiados que fogem da miséria em busca de salvamento tentando assimatravés da imigração, mais uma vez por vezes ilegal.

Os problemas económicos que varios países sentem, são tambem razões há imigração de pessoas que vivem em países em desenvolvimento. No entando...
tracking img