Planilha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 4
2.2.1 Análise dos avanços desde 2003 nestas prioridades 5
2.3 Trabalhos decentes naregião centro-oeste paulista 7
2.4 Viabilidade do trabalho decente para as empresas 7
2.5 Papel do administrador na promoção do trabalho decente 8
2.6 Análise dos textos encontrados 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO

Baseando-se no conceito de trabalho decente, este trabalho tem como principal objetivo a tentativa de ajudar na reflexão da qualidade e nas condiçõesde trabalho no Brasil, focando principalmente a região centro-oeste paulista.
No decorrer deste trabalho será possível percebermos a evolução da qualidade de trabalho no que diz respeito ao ramo sucroalcooleiro onde foram implantadas algumas séries de medidas que visam beneficiar a segurança, higiene e qualidade de vida do trabalhador.
Também poderemos perceber que coma globalização o Trabalho Decente deixou de ser apenas exigência de sindicatos para tornar-se um diferencial de qualidade para a empresa, fazendo com esta ganhe destaque no concorrido mercado financeiro.









TRABALHO DECENTE

Criado e divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Trabalho Decente tem como objetivo de dar condições fundamentaispara a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais, garantia de governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável a todos os cidadãos.
A bandeira do trabalho decente é lançada em resposta a um período de intensificação da crise do emprego, caracterizada tanto pelo aumento dos índices de desocupação como por aumento da precariedade dos postos de trabalho.

1CONCEITO DE TRABALHO DECENTE

Desde 1999, quando foi introduzido pela OIT, o Trabalho Decente objetivou assegurar que todas as pessoas tenham oportunidades de empregos produtivos, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Sendo estas condições assim explicadas:
• Liberdade: O trabalho deve ser livremente escolhido e o direito departicipação dos trabalhadores em organizações sindicais.
• Equidade: Necessidade de tratamento justo e equitativo aos trabalhadores, respeitando-se as diferenças, repugnando-se as discriminações, além de possibilitar a conciliação entre trabalho e família.
• Segurança: Preocupação com a proteção à saúde dos trabalhadores, assim como sua proteção social.• Dignidade: Visa assegurar o respeito aos trabalhadores e a possibilidade de participação nas decisões relativas às condições de trabalho.

2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO

No Brasil, a promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003. Juntamente com as organizações de empregadores etrabalhadores, elaboraram uma Agenda Nacional de Trabalho Decente.
Agenda esta que se estrutura a partir de três prioridades:
• 1ª Prioridade: Geração de mais e melhores empregos, com igualdade de oportunidades e de tratamento.
• 2ª Prioridade: Erradicação o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas piores formas.• 3ª Prioridade: Fortalecimento dos atores tripartites (empregadores, trabalhadores e governo) e o diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.

1 Análise dos avanços desde 2003 nestas prioridades

Na primeira prioridade, houve alguns avanços desde a criação da Agenda. Nota-se pelo gráfico abaixo que o período de janeiro de 2003 a junho de 2010,...
tracking img