Apocalipce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerras, catástrofes naturais, terror, indiferença, profetas e líderes para todos os gostos e fins, fome, crises econômicas, epidemias sem cura, fanatismo religioso... Quem mantém-se minimamente informado sobre o que acontece no mundo de hoje não escapa da dura realidade à sua volta. Porém, para muita gente, mais do que tragédias isoladas, os acontecimentos que costumam ocupar as manchetessignificam algo muito maior: são sinais do fim dos tempos e da volta de Cristo, eventos profetizados na Bíblia. A uma certa altura, o noticiário pode até se confundir com palavras de Cristo registradas no capítulo 24 do evangelho segundo Mateus ou ainda com o conteúdo dos livros bíblicos de Daniel ou Apocalipse. Todos estes escritos sagrados apontam para um panorama de instabilidade, crises, tensões ecatástrofes que precederiam o desfecho da História.Apesar dos chamados “sinais dos tempos” poderem ser verificados, em maior ou menor intensidade, em diversas épocas, nunca houve a soma de tantos deles como neste último século.


O desenvolvimento da ciência, por exemplo, é apontado na Bíblia como parte do panorama do fim. Pois nos últimos 30 anos, o conhecimento e a tecnologia deram um saltoque supera, em muito, todo o conhecimento acumulado pelo homem até então. A Bíblia fala também em conflitos – e nenhum outro século foi tão violento quanto o 20, que além de legar ao mundo as duas Guerras Mundiais, assistiu a milhares de outros confrontos. Foi um tempo marcado por genocídios, como o que vitimou os armênios, massacrados pelos turcos em 1915, e o feroz embate entre tutsis e hutus emRuanda, há dez anos. Ao todo, 200 milhões de pessoas morreram nas guerras e seus desdobramentos do século 20.

De acordo com as Escrituras, os tempos do fim seriam caracterizados, também, por pestes de grandes proporções. Identificada nos anos 1980, a Aids já matou, em todo o mundo, cerca de 20 milhões de pessoas. E estima-se que haja, no total, mais de 40 milhões infectados. A fome, outroindício apocalíptico do fim, permanece como ameaça em pleno século 21. Em todo o mundo, quase dois bilhões de pessoas – um terço da humanidade – sofrem com severas deficiências alimentares. Além das desigualdades sociais entre os povos, colabora para a carência na produção de comida as prolongadas secas e devastações climáticas que, periodicamente, afetam as regiões produtivas – e jamais, como nosúltimos 100 anos, tantas áreas férteis foram destruídas pela desertificação. O clima anda mudando, e muito. No último século, a Terra se aqueceu como nunca dantes. Em média, a temperatura global subiu meio grau centígrado, o suficiente para desencadear a extinção de inúmeras espécies animais e alterar substancialmente a temperatura dos oceanos.

É claro que os autores bíblicos não possuíam elementospara descrever com detalhes eventos como o efeito estufa e o degelo das calotas polares, mas grande número de estudiosos, hoje, apontam tais danos como ameaça real à vida na Terra – ou seja, profetas como Daniel e João, milhares de anos atrás, sabiam muito bem do que estavam falando. A somatória de toda essa turbulência faz com que o Apocalipse seja o assunto da moda. Em nenhuma outra época o temadespertou tanta polêmica ou trouxe tamanha ansiedade. Os números deixam isso bem claro: o site de pesquisas Google registra nada menos que 110 mil páginas sobre o assunto – só em português. Uma pesquisa recente da revista Time e da rede de televisão CNN mostrou que 59% dos norte-americanos, ou 170 milhões de pessoas, acreditam literalmente no fim dos tempos e restauração de todas as coisas comodescritos no último livro da Bíblia cristã, vivendo na expectativa da iminente volta de Cristo.É também na terra de Tio Sam que surge uma nova mania editorial que vem fazendo sucesso entre os cristãos. Escrita pelo pastor batista Tim LaHaye e pelo jornalista Jerry B. Jenkins, os 12 livros da série Deixados para trás e suas variantes voltadas para o público infanto-juvenil e estudo bíblico...
tracking img