Aplicabilidade das normas em setor de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIG – UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇÚ PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

ETIENE RENATA DA SILVA GOMES

APLICABILIDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NO SETOR DE ENFERMARIA E CURATIVO DE UMA UNIDADE PÚBLICA HOSPITALAR

RIO DE JANEIRO 2010

UNIG – UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇÚ PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

APLICABILIDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NO SETORDE ENFERMARIA E CURATIVO DE UMA UNIDADE PÚBLICA HOSPITALAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final do Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Turma T-01/08.

ORIENTADOR: PROF. ANDRÉ ALEXANDRE GUIMARÃES COUTO

RIO DE JANEIRO 2010

UNIG – UNIVERSIDADE NOVA IGUAÇÚ PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Trabalho de conclusão decurso apresentado para avaliação de Pós Graduação - Nível Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, da Universidade Nova Iguaçu em parceria com a FUNCEFET.

:

RIO DE JANEIRO 2010

RESUMO As Normas Regulamentadoras ou Reguladoras do Ministério do Trabalho e Emprego foram criadas no ano de 1978,onde estas apresentavam –se em 28 normas, com o passar dos anos com aumento dodesenvolvimento econômico brasileiro foram acrescentadas mas algumas normas para diferentes setores trabalhistas e atualmente há 33 Normas Regulamentadoras. É extenso e diversificado o número de profissionais que atuam em uma Unidade Hospitalar, porém em todas são predominante os profissionais da área de enfermagem. Em alguns estudos verifica-se que a grande maioria desses profissionais que se acidentam dealguma forma é do sexo feminino, dessa maneira pode-se afirmar que isso ocorre por que a maior parte dos profissionais atuantes na área são mulheres. O presente trabalho foi realizado no período de Março a Junho de 2010 e teve como objetivo avaliar o setor de enfermagem e curativo da Cirurgia A de um hospital Federal do estado do Rio de Janeiro de acordo com as Normas Regulamentadorasbrasileiras, a partir do qual serão feitas sugestões de melhorias para que o trabalho no setor venham a atender essas Normas e com isso venham reduzir e evitar a possibilidade de ocorrência de acidentes. Palavras chaves: Normas Regulamentadoras, Enfermagem, Unidade hospitalar.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 6HISTÓRICO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO .................................................................................................................... 8 A SEGURANÇA DO TRABALHO NO BRASIL .................................................... 12 ACIDENTES DE TRABALHO EM AMBIENTE HOSPITALAR .......................... 14 APLICABILIDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORAS NO SETORDE ENFERMAGEM E CURATIVO DO CENTRO DE CIRURGIA DE UMA UNIDADE PÚBLICA HOSPITALAR. .................................................................... 17 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................... 35

INTRODUÇÃO As NormasRegulamentadoras ou Reguladoras do Ministério do Trabalho e Emprego foram criadas no ano de 1978, onde estas apresentavam –se em 28 normas,com o passar dos anos com aumento do desenvolvimento econômico brasileiro foram acrescentadas mas algumas normas para diferentes setores trabalhistas e atualmente há 33 Normas Regulamentadoras. Essas Normas foram criadas com o objetivo de regulamentar e fornecerorientações aos trabalhadores sobre os procedimentos obrigatórios relativos à medicina e segurança do trabalho (ATLAS, 2008). As Normas são obrigatoriamente aplicadas em todas as instituições e empresas sejam elas privadas ou públicas,que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), elas foram criadas para servir de parâmetros em que profissionais qualificados na área...
tracking img