Apicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Relatório de Apicultura

Recife, 07 de Dezembro de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

Relatório de Apicultura

Apicultura
Prof.: Maria de Lourdes de Queiróz
Aluno: Marcelo Santana Meireles
Turma: SZ1

Índice

* Introdução;
* Localização e Implantação do apiário;* Manejo do apiário;
* Coleta e beneficiamento do mel;
* Captura de enxames;
* Flora apícola;
* Considerações finais;
* Referências;
* Agradecimentos;
Introdução

A ampla área territorial de nosso país, com variada diversificação vegetal e um clima tropical favorável à exploração apícola oferece condições de uma elevada produção no setor de apicultura. Apesar dessaatividade ainda ser pouco explorada, quando comparada com outros setores, o mercado está em franca ascensão. Graças ao seu enorme potencial para a apicultura, com floradas variadas em diferentes épocas do ano e perfeita adaptação das abelhas africanizadas, o Nordeste será, em breve, o maior produtor brasileiro de mel e outros produtos apícolas.
O Sertão Pernambucano, mesmo possuindo áreas comcondições ambientais favoráveis para a produção de produtos apícolas, com uma boa flora disponível, ainda necessita de tecnologias que alavanquem o desenvolvimento da área junto aos produtores, como foi conseguido, por exemplo, pelos vizinhos da Bahia e Alagoas.
Nós, alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, fomos incumbidos de viajar até o município deIbimirim, no sertão pernambucano, uma região com destaque nacional na produção de mel, para viver na prática, todos os ensinamentos teóricos como manejo do apiário, captura de enxames e beneficiamento do mel, acerca da disciplina de Apicultura. Estes e outros assuntos serão abordados de forma mais detalhada no decorrer do presente trabalho.

Localização e Implantação do apiário

Um apiário é oconjunto de colmeias instaladas em local apropriado para a produção dos produtos apícolas. O sucesso da criação de abelhas dependerá de uma boa instalação e localização do apiário que permita o acesso fácil para o apicultor, sua proximidade da flora, presença de água, segurança de pessoas e animais nas proximidades,distribuição das colmeias, etc. De acordo com essas observações, analisemos os apiáriosencontrados em Ibimirim:



Fig. 1
Ao chegarmos no primeiro apiário(Fig. 1), observamos que é caracterizado como fixo, e que o mesmo se encontrava em um local de boa acessibilidade, geograficamente plano, as colmeias estavam enumeradas e bem identificáveis para facilitar o manejo. Porém, o espaço entre elas era desproporcional (ideal seria de 3 a 5m), possuía pouca coberturavegetal, ficava muito próximo a uma estrada, e uma propriedade com criação de animais (gado), desobedecendo a distância mínima segura, pontos negativos na instalação de um apiário. Em outro apiário (Figuras 2 e 3), a localização também era de fácil acesso, mas percebemos que as colméias estavam a uma distância muito pequena do chão, o que facilita a entrada de predadores ou outros invasores, além dedificultar o manejo. Também havia a presença de animais nas proximidades e o espaço entre as colméias era desordenado.


Fig. 2

Fig. 3

Manejo do apiário

Depois da fase de instalação do apiário, o apicultor deverá preocupar-se em realizar o manejo eficiente de suas colméias para que consiga ter sucesso na atividade. Para isso, deverá estar sempre atento à situação dascolmeias, observando a quantidade de alimento disponível, a presença e a qualidade da postura da rainha, o desenvolvimento das crias, a ocorrência de doenças ou pragas, etc. Desse modo, muitos problemas podem ser evitados caso sejam tomadas medidas preventivas, utilizando-se técnicas de manejo adequadas.As revisões são realizadas para avaliar as condições gerais das colmeias e a ocorrência de...
tracking img