Apicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

A zootécnia é a ciência que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos, ciência aplicada que trata da adaptação dos animais com pontecialidades de domesticação ao ambiente criatório e, desta forma, aproveitá-los com a finalidadenutricional e econômica. Como ciência deriva diretamente da biologia como uma zoologia aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal soma-se os princípios da economia e da produção de alimentos, visando suprir o mercado com produtos adequados a alimentação humana. Pode-se definir zootécnia como produção animal Stricto Sensu e o seu principal objetivo é "produzir o máximo, no menor tempo possível,sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal". O Zootecnista é o profissional habilitado para atuar na produção animal; as principais áreas de atuação são: Nutrição e Alimentação, Forragens, Genética e Melhoramento, Reprodução, Manejo, Instalações, Higiene, Tecnologia de Produtos e Derivados de Origem Animal e Administração Rural.
A apicultura é uma das atividades capazes de causarimpactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.
OBrasil apresenta características especiais de flora e clima que, aliado a presença da abelha africanizada, lhe conferem um potencial fabuloso para a atividade apícola, ainda pouco explorado. Nesse sentido, a Embrapa, vem apoiando o desenvolvimento da apicultura no Brasil, especialmente na região Nordeste, por intermédio da Embrapa Meio-Norte, que tem como um de seus objetivos promover a geração etransferência de tecnologias, que visem à melhoria do desempenho do agronegócio apícola, contribuindo dessa forma, com o aumento de produtividade e a melhoria da qualidade dos produtos da colméia.

2 - DEFINIÇÃO

Parte superior do formuláriParte superior do formulárioA Apicultura é umaè das atividades mais antigas e importantes do mundo. È a criação de abelhas para que elas possam, através donéctar das flores produzir mel e outros produtos. Chama-se Apicultura porque o nome da abelha é Apis, então foi criado o nome Apicultura a criação de abelhas, prestando desta forma grande contribuição ao homem através da produção do mel, da geléia real, do própolis , da cera, bem como na agricultura, pelos serviços de polinização, além de ser um trabalho agradável.
O Brasil possui reservasflorestais que proporcionam milhares de toneladas de saboroso mel, de primeira qualidade, aceito pelo mercado mais exigente do mundo,atualmente é o sexto maior produtor de mel. Se o mel for produzido em regiões onde não se utilizam agrotóxicos, e também nenhum produto químico em seu processamento, ele pode ser considerado orgânico.
Para aproveitar esta riqueza natural precisam-se de muitas colméias, quetambém irá ajudar a garantir a qualidade dos produtos e a produtividade agrícola do país, mediante a polinização entomófila. As abelhas, além de produzirem o mel, são importantes e indispensáveis como apoio a agricultura , pela polinização e pela preservação da ecologia.

3 - HISTÓRICO DA APICULTURA

Pesquisas arqueológicas mostram que as abelhas sociais já produziam e estocavam mel há 20milhões de anos, antes mesmo do surgimento do homem na Terra, que só ocorreu poucos milhões de anos atrás. No início, o homem promovia uma verdadeira "caçada ao mel", tendo que procurar e localizar os enxames, que muitas vezes nidificavam em locais de difícil acesso e de grande risco para os coletores. Naquela época, o alimento ingerido era uma mistura de mel, pólen, crias e cera, pois o homem...
tracking img