Apicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seçãoquinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de Pesquisa Utilizado na Coleta de Dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do Anexo 12
INTRODUÇÃO

Através dos tempos, o mel sempre foi considerado umproduto especial, utilizado pelo homem desde os tempos mais remotos. A utilização do mel na nutrição humana não deveria limitar-se apenas a sua característica adoçante, como excelente substituto do açúcar, mas principalmente por ser um alimento de alta qualidade, rico em energia e inúmeras outras substancias benéficas ao equilíbrio dos processos biológicos de nosso corpo.
Neste trabalhovamos conhecer um pouco sobre a Apicultura, uma atividade especial que esta crescendo muito. Pequenos, médios e ate grandes empresários estão investindo nesta atividade porque esta se tornando um ótimo negocio com bom retorno econômico.




DESENVOLVIMENTO

Com três biomas, o Mato Grosso tem apicultura diversificada. É uma das atividades capazes de causar impactos positivos,tanto sociais quanto econômicos, alem de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.
O mel, queé usado como alimento pelo homem desde a pré-história, alem de sua qualidade como alimento, esses produto único é dotado de inúmeras propriedades terapêuticas, sendo utilizado pela medicina popular sob diversas formas e associações. Por vários séculos esse produto foi retirado dos enxames de forma extrativista e predatória, muitas vezes causando danos ao meio ambiente, matyando as abelhas.Entretanto, com o tempo, o homem foi aprendendo a proteger seus enxames, instalá-los em colméias e manejá-los de forma que houvesse maior produção de mel sem causar prejuízo para as abelhas. Nascia assim a apicultura.
Essa atividade atravessou o tempo, ganhou o mundo e se tornou uma importante fonte de renda para varias famílias. Hoje, alem do mel, é possível explorar, com a criação dasabelhas, produtos como: pólen apícola, geléia real, rainhas, polinização, apitoxina e cera.
O Brasil é atualmente um dos maiores produtores de mel, entretanto, ainda existe um grande potencial apícola não explorado e grande possibilidade de se maximizar a produção, incrementando o negocio. Para tanto é necessário que o produtor possua conhecimentos sobre a biologia das abelhas.A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira rudimentar, e os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano. Mas, como o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o manejo com abelha é diferente, pois alem de nos fornecerem um dos produtos mais ricos e puros alimentos naturais, elas contribuem decididamente noprocesso da polinização. Hoje, com o desenvolvimento da apicultura, as abelhas deixaram de serem vista como insetos perigosos e agressivos. O homem através de estudos passou a compreender e aprendeu a conviver com elas respeitando as suas características e particularidades.
Essa modalidade de exploração apícola, alem de significar um incentivo para o comercio, é também o caminho para...
tracking img