Apagao profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O APAGÃO PROFISSIONAL

Introdução:

Este desafio trata sobre a existência de vagas no mercado de trabalho e a pouca qualificação que profissionais possuem para assumi-las, passando pela profissão do Assistente Social, as oportunidades e o cenário empregatício desta em especial, o ramo de atuação e a sua relação com os usuários.

Palavras chave: empregabilidade, serviço social, profissão,usuários, autodesenvolvimento.

1- Oportunidades e ameaças presentes no cenário global:

A globalização como conceito genérico sempre existiu, desde que o homem percebeu que o espaço era vital para sua realização. O debate que envolve a empregabilidade no mundo do trabalho é tema fundamental, que força o ser humano a adaptar-se cada vez mais rápido as novas exigências.
O problema maiorestá no chamado “apagão de mão-de-obra”. Com o ritmo de desenvolvimento aumentando, empresas dos mais diversos setores encontram dificuldades de contratar profissionais qualificados.

Assim, por conta da exigência do mercado de que os profissionais estejam sempre atualizados quanto ao velocíssimo avanço da tecnologia e dos processos, e também aptos a realizar quotidianamente qualquer tipode atividade dentro de seu campo de trabalho, tornou-se indispensável à criação de um modelo de atualização e reciclagem permanente do conhecimento (...) um profissional que pretende alcançar seus objetivos, não pode abrir mão de obter conhecimento de modo constante, além dos anos de estudo que já possui participar de palestras, eventos e cursos e ler artigos relacionados à sua atividade podem simajudar a evoluir em um mercado que, cada vez mais, necessita de mais e mais pessoas sintonizadas com a realidade. (TREVISAN-2008).

A profissão do Assistente Social vem crescendo muito e há uma demanda muito grande de profissionais tornando hoje o quadro de desemprego, desta profissão em especial, reduzido. A formação do profissional é bem generalizada, e por ser assim o Assistente Socialatua em diferentes campos. A área mais empregada é a das políticas assistenciais, secretarias estaduais e municipais de assistência social, presídios, creches escolas, seguido da área saúde, onde entram os hospitais, clinicas, centros de saúde, até empresas particulares, sindicatos, conselhos e ONGs.

2- O profissional do serviço Social em relação ao publico atendido:

O AssistenteSocial estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável em todos os sentidos, mesmo quando atende a um individuo, está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa esta inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individuo do coletivo.
Em uma comunidade, por exemplo, o profissional pode atuar incentivando a tomada de consciênciados integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.
No setor publico, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.
Em uma penitenciária, ouabrigos de menores, o assistente social trabalha com a reintegração social, a idéia é fazer com estes indivíduos marginalizados sintam-se da sociedade eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Ele irá estudar e analisar a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais que venham de encontro com as necessidades de cada caso, informando aosusuários ( crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais, idosos e segmentos de baixa renda) sobre programas sociais disponíveis na instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos que deles necessitam, coordenando, elaborando e executando ações nas áreas de saúde, previdência, educação, habitação e assistência social. Resumidamente o profissional presta orientação social e...
tracking img