Apae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSSITARIO UNIASSELVI
MARLEI
APAE/CAESP DE JARAGUA DO SUL











































RESUMO

Este trabalho visa mostrar a APAE, os profissionais que nela atuam, e os recursos utilizados para melhor atender aos deficientes e suas famílias. Algumas dentre as muitas deficiências ali atendidas.



INTRODUÇÃO

Estetrabalho tem com objetivo conhecer a estrutura física, os profissionais que compõem a equipe que ali atuam.

Falarei sobre algumas das oficinas.

conhecer algumas das deficiência atendidas pela instituição.



APAE


A APAE hoje conta com uma equipe de 70 profissionais, estes atendem a aproximadamente 270 pessoas.

Sempre que uma pessoa chega a APAE seja ela criança ou adulto, aprimeira etapa é passar por um grupo de profissionais para uma avaliação. O primeiro profissional a atende-lo será o assistente social, após por um psicólogo, se houver necessidade passara pela pedagoga, fono e demais profissionais. Após esse processo os profissionais que realizaram a avaliação reúnem-se para chegar a um consenso se a pessoa será ou não atendida pela APAE. Após a família a escolaserão informadas da decisão.

A instituição tem um grupo de convivência, para pessoas a partir de 25 anos, onde elas passam 4h reunidas desenvolvendo atividades.

Grupos sócio-educativos familiares, já existe grupo de síndrome de down,paralisia cerebral onde as famílias trocam experiências, debatem as dificuldades, tiram duvidas.

Serviço de estimulação social de 0 á 3 anos e 11 meses, ondeestimula-se a criança para que se possa perceber se esta apenas um pouco atrasada em relação as demais da mesma idade ou se existe alguma deficiência.

Grupo de auto-defensoria e autogestão que visa desenvolver a autonomia e o autocontrole, para que assim possam demonstrar suas opiniões e melhorar o convívio com a família.

Outro serviço fornecido pela instituição é o transporte gratuito parapessoas de baixa renda, serviço esse fornecido após avaliação familiar.

Serviço de estimulação essencial que trabalha com crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, faz todo um trabalho de estimulação, como por exemplo uma criança com atraso na fala, realiza-se todo um trabalho de estimulação da fala e quando completa 4 anos é avaliada para ver se é necessário um acompanhamento ou não.

O serviçopedagógico especifico, atende crianças de 4 á 6 anos que não conseguem ser inseridos no ensino regular. Esse programa visa á manutenção e a qualidade de vida.

Oficina terapêutica, atende pessoas acima de 16 anos que não podem ser incluídos no mercado de trabalho, realizando trabalhos na oficina de reciclagem e a casa terapêutica, onde é trabalhado a autonomia para que essas pessoas possam lavarlouça, varrer entre outros.
Oficina de papel reciclado, onde os próprios alunos confeccionam o papel, que é usado apenas internamente sem fins lucrativos.

Casa terapêutica, tem como objetivo estimular os alunos a desenvolverem atividades do cotidiano, pois muitas famílias protegem as crianças impedindo que realizem atividades domesticas, quando a realização de algumas tarefas pode facilitar a vidadeles.

A instituição oferece também oficina de artes de artesanato expressão corporal e festival de talentos. Conta ainda com o caesp que atende aos alunos de 4 a 17 anos que estão freqüentando o ensino regular. Estes alunos contam com aulas de psicomotricidade e informática.

Serviço de educação do trabalho, onde os alunos que tem condições são estimulados para um posterior encaminhamentopara o mercado de trabalho. Estes alunos freqüentam a instituição de segunda quarta e sexta, permanecem em tempo integral dos quais 4 horas são em sala de aula com atividades pedagógicas e as outras 4 realizando cursos, como o de lavação de veículos e auxiliar de panificação, com o objetivo de aproximar o Maximo possível o aluno da realidade do mercado de trabalho.

Desde 1989 a secretaria...
tracking img