Apae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca resgatar a história da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barra de São Francisco, conhecendo sua origem e os caminhos por ela percorrido. Durante a pesquisa, pode-se observar as mudanças alcançadas e necessárias na instituição, desde sua fundação até os dias de hoje.

Esta instituição é o resultado de um movimento que se destaca pelotrabalho realizado com pessoas portadoras de necessidades especiais. O desenvolvimento do mesmo faz com que a concepção filosófica voltada à defesa dos direitos dessas pessoas e a integridade de suas famílias, fossem evoluindo no decorrer dos anos.

Durante muito tempo os excepcionais desta cidade, não tinham acesso à escola ou a outro lugar que os ajudassem ultrapassar as barreiras dadeficiência.

Sempre haverá uma história nova para contar dessa instituição, uma vez que ali há um grau elevado de diversidade, competência, esforço e amor que funcionários e alunos têm pela escola.

Este trabalho mostra que a entidade está aberta, para todos que necessitarem de seu atendimento e queiram ter acesso ao início de suas atividades educativas, fazendo com que a mesma seja realmentereferência na região. Enfatizando a concepção, de que é necessário o aparecimento de uma nova consciência, através da qual, poderá provar as futuras gerações que a história pode ser feita, sem que haja heróis, vilões ou grandes acontecimentos.

HISTÓRIA DA APAE

História não é algo pronto e acabado. Ela não é passado, mas um olhar dirigido ao passado: a partir do que esse objeto ficourepresentado, o historiador elabora sua própria representação. A história se faz com documentos e fontes, idéias e imaginação.
(Borges, 1994)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, foi fundada por uma assembléia realizada em 4 de março de 1978, pela Loja Maçônica 14 de Julho e Lions Clube de Barra de São Francisco, é uma entidade civil, filantrópica, de caráter educacional,cultural, assistencial, de saúde, de estudo, pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, sua sede está situada na rua Vereador Tito Valdemar Vieira, Nº 550, Bairro Bambé, Rodovia Barra de São Francisco / Mantena, no Município de Barra de São Francisco ES, CEP. 29.800.000.

A APAE adota como símbolo a figura da flor margarida, com pétalas brancas, centro amarelo-ouro, pedúnculo e duas folhasverdes, uma de cada lado, ladeada por duas mãos em perfil, na cor branca, desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação, tendo embaixo, partindo do centro, dois ramos de louro, contendo vinte e duas folhas, sendo dez do lado direito e doze do lado esquerdo.

Tem, como objetivo, promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscandoassegurar-lhes o pleno exercício da cidadania. Esta instituição iniciou suas atividades no dia 25 de maio de 1981, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Lindemberg, sendo a Srª Guilhermina César Motta a primeira Diretora, Cilene Medeiros de Souza e Leudismar Heringer Cardoso Ourique como professoras, atendendo a 16 alunos nas áreas de estimulação precoce e alfabetização.

No ano de 1984mudou-se para o Salão Paroquial e ali permaneceu até 1988, quando o Prefeito Edson Henrique Pereira, doou, através da Lei n° 42 / 88, três salas e um banheiro no prédio do ex-Mercado Municipal (atualmente Pavilhão Municipal).

O trabalho desenvolvido foi divulgando-se e conseqüentemente o número de alunos aumentado, portanto, o espaço físico já não comportava mais a demanda.

No ano de 1995, oPrefeito José Lauer, através da Lei n° 048 /95 doou um terreno com uma área de 1.250 m2, constituído de um imóvel em péssimas condições. A entidade conseguiu através de projeto enviado ao MEC / FNDE, verba para reformas e adaptações das instalações físicas do imóvel bem como, equipamento necessário para o atendimento, e em dezembro de 1996 a APAE passou a funcionar em sua sede própria, a qual têm...
tracking img