Antropologia e medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 117 (29157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NATUREZA E CULTURA
A palavra Cultura é originária do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar. Cultura significa, inicialmente, o cuidado do homem com a natureza (daí resulta o termo agricultura). Em seu sentido amplo, cultura indica o aprimoramento humano pela educação, formal ou não.

É fundamental ressaltar que a cultura indica a totalidadedaquilo que é aprendido e compartilhado pelos indivíduos como membros da sociedade. Para ser mais exato, podemos dizer com Glynn que “a cultura consiste nas idéias e nos padrões de comportamento que os integrantes de uma sociedade aprendem através da linguagem e de outras formas de interação simbólica – seus costumes, hábitos, crenças e valores, os pontos de vista comuns que os congregam como umaentidade social”.
O conceito de cultura, como se vê, é muito mais amplo do que o uso da palavra a que nos referimos no início. O antropólogo polonês Bronislaw Malinowski ensina que a cultura compreende desde utensílios materiais, como “artefatos, bens, processos técnicos”, quantos não-materiais, como “idéias, hábitos e valores herdados”. Cultura é também chamada de herança social adquirida dosnossos antepassados.
A cultura nasce do trabalho do homem em sociedade, o qual transforma a natureza para satisfazer suas necessidades. Na linguagem sociológica, é tudo o que resulta da criação humana para responder aos desafios da natureza, e sua função evidente é buscar suprir as necessidades humanas. Quando o homem fabrica um instrumento de caça, é impelido pela necessidade de alimento;quando confecciona um casaco com pele de animais, é levado pela necessidade de se proteger do frio.
O resultado das atividades culturais, porém, não se limita apenas a fins práticos: o vestuário que originalmente serve para nos proteger dos rigores do clima tem também função moral (decoro) e estética (padrões de gosto).
O ser humano diferenciou-se dos demais animais também por terdesenvolvido a possibilidade da comunicação oral e a habilidade de fabricação de instrumentos, capazes de tornar mais eficiente sua ação no mundo, fazendo frente, inclusive, às suas limitações biológicas. Por isso podemos afirmar que o homem é o único ser produtor de cultura.
A cultura é um modo de vida e de pensamento transmitidos de geração a geração de forma cumulativa. Difunde-se de umlugar para outro. Isso indica que os comportamentos culturais são adquiridos e transmitidos pela educação.
Para finalizar, então, nossa circunscrição do conceito, diremos que cultura é aquilo que se acrescenta à natureza. Por natureza compreendemos tudo o que existe fora do homem. Por cultura, entende-se as criações do homem desde a pedra lascada até o computador, desde as narrações míticas até asespeculações dos filósofos.

INSTINTO E APRENDIZADO
Diferentemente dos animais, o comportamento simbólico do ser humano permite-lhe complexidade e maleabilidade para agir, transformar, criar. Mediante o trabalho o ser humano transforma a natureza e a si próprio. A isso chamamos cultura, e ela nos diferencia dos outros animais.
Nenhum animal pode construir algo que fuja dos padrõesdaquilo que constitui sua necessidade imediata de abrigo e preservação. Já no homem atua muito menos o que é inato; agimos de acordo com o que adquirimos do ambiente social.
O que existiria de inato num indivíduo e o quanto seria adquirido no decorrer da sua educação? Isso constitui um problema complexo. Algumas pessoas dizem que tudo que desenvolvemos é dom e que os talentos trazidos peloindivíduo ao nascer formam a sua personalidade. A isso outros respondem que o importante é a educação, pois, ao nascer, o indivíduo é uma matéria quase informe, basta uma boa educação para dar-lhe a sua forma. Na pesquisa sociológica, interessa compreender os mecanismos pelos quais o indivíduo recebe da sociedade elementos que constituirão parte de sua personalidade.
A personalidade forma-se a...
tracking img