O papel do engenheiro no mundo atual

O papel do engenheiro no mundo atual

“O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva,capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais,ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade” (Art. 3º Resolução CES/CNE 11/2002).
Apesar de desempenhar importante função tanto econômica quantocultural, o profissional de engenharia não tem o devido reconhecimento da necessidade de suas atribuições, dentro da sociedade brasileira.
A segunda metade do século XX foi marcada por rápidas eprofundas mudanças e grandes demandas surgiram para a engenharia em decorrência disso. O setor da Construção Civil teve grande importância no desenvolvimento do Brasil ao ponto de ter chegado a serconsiderado um dos mais avançados da época e responsável pela construção das grandes obras de infraestrutura que alavancaram seu desenvolvimento. O estado foi um importante incentivador da construção demoradias até a década de 70. Já na década de 80, com a crise no seu auge, começam a diminuir os financiamentos e o setor começa uma época de estagnação que levou algum tempo até se reverter. Hoje em dia aconstrução civil responde por uma fatia expressiva do PIB brasileiro, mas é um setor da economia nacional que ainda não alcançou o nível de modernização alcançado por outros setores. De fato, a partirdo início da década de 80, os efeitos da falta de investimentos começaram a ser sentidos, tendo como consequência uma crescente desvalorização como área de desenvolvimento profissional.
Como asoportunidades de trabalho na Engenharia Civil dependem diretamente da situação econômica do país, a evolução da economia nos anos recentes tem feito com que hoje em dia haja uma tendência de crescimento...