Entendendo o xml

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo o XML White Paper

Estratege Assessoria Empresarial 2004

O que é XML ?
Extensible Markup Language (XML) é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados. Isso facilita declarações mais precisas do conteúdo e resultados mais significativos de busca através de múltiplas plataformas. O XML também vai permitir osurgimento de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet. O XML permite a definição de um número infinito de tags (marcadores). Enquanto no HTML, se as tags podem ser usadas para definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML provê um sistema para criar tags para dados estruturados. Um elemento XML pode ter dados declarados como sendo preços de venda, taxasde preço, um título de livro, a quantidade de chuva, ou qualquer outro tipo de elemento de dado. Como as tags XML são adotadas por intranets de organizações, e também via Internet, haverá uma correspondente habilidade em manipular e procurar por dados independentemente das aplicações onde os quais são encontrados. Uma vez que o dado foi encontrado, ele pode ser distribuído pela rede e apresentadoem um browser como o Internet Explorer 5 de várias formas possíveis, ou então esse dado pode ser transferido para outras aplicações para processamento futuro e visualização.

· Um simples documento. · Um registro estruturado (ex: uma ordem de compra de produtos); · Um objeto com métodos e dados como objetos Java; · Um registro de dados (ex: uma consulta a bancos de dados); · Apresentaçãográfica(como interface de aplicações de usuário); · Entidades e tipos de esquema padrões; · Todos os links entre informações e pessoas na web. O XML é considerado de grande importância na Internet e em grandes intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores por ter um padrão flexível e aberto e independente de dispositivo. As aplicações podem ser construídas e atualizadas maisrapidamente e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.

Separação entre Dados e Aplicação
A mais importante característica do XML se resume em separar a interface com o usuário (apresentação) dos dados estruturados. O HTML especifica como o documento deve ser apresentado na tela por um navegador. Já o XML define o conteúdo do documento. Por exemplo, em HTML sãoutilizadas tags para definir tamanho e cor de fonte, assim como formatação de parágrafo. No XML você utiliza as tags para descrever os dados, como exemplo tags de assunto, título, autor, conteúdo, referências, datas, etc...

Características
O XML provê uma representação estruturada dos dados que mostrou ser amplamente implementável e fácil de ser desenvolvida. Implementações industriais na linguagemSGML (Standard Generalized Markup Language) mostraram a qualidade intrínseca e a força industrial do formato estruturado em árvore dos documentos XML. O XML é um subconjunto do SGML, o qual é otimizado para distribuição através da web, e é definido pelo Word Wide Web Consortium(W3C), assegurando que os dados estruturados serão uniformes e independentes de aplicações e fornecedores. O XML provê umpadrão que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de aplicações desde simples até as mais complexas, dentre elas:

Essa separação dos dados da apresentação permite a integração dos dados de diversas fontes. Informações de consumidores, compras, ordens de compra, resultados de busca, pagamentos, catálogos, etc... podem ser convertidas para XML nomiddl- tier (espécie de servidor), permitindo que os dados fossem trocados on-line tão facilmente como as páginas HTML mostram dados hoje em dia.
2

A Estrutura de um Documento XML
Um documento XML é uma árvore rotulada onde um nó externo consiste de: · Dados de caracteres (uma seqüência de texto); · Instruções de processamento (anotações para os processadores), tipicamente no cabeçalho do...
tracking img