Antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTIGUIDADE ORIENTAL
* São as Civilizações agrícolas e mercantis da antiguidade oriental, que incluem, entre outros, os povos mesopotâmicos, os egípcios, os hebreus, os fenícios, os persas. A principal economia era agricultura, com comércio e artesanato desenvolvidos, a servidão coletiva predominava. Religião era politeísta, sem crença de vida após a morte, cerimoniais visando recompensasterrenas. Já na cultura tinham identificação dos movimentos dos planetas, previsão de eclipses, domínio da matemática, divisão do ano em 12 meses, semana em 7 dias e dias com 12 horas. As maiores contribuições foram a escrita cuneiforme que é utilizada como um indicador do aparecimento das primeiras civilizações. E o código de leis.

Modo de produção asiático
* É estratificada, que predomina ateocracia enquanto forma de dominação política e que a religião é politeísta.
* Economia de base agrícola, dependência às condições ambientais (principalmente rios) e estruturação mística do pensamento.
* Ausência da propriedade privada. O principal meio de produção – a terra- pertence ao Estado.
* Estado Despótico e Teocrático: O governante exerce o poder de forma absolutista comorepresentante ou mesmo como materialização da divindade.
* Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção.
* O modo de produção asiático predominou no Egito, na Mesopotâmia, China, e Índia.
* Escravos e camponeses eram forçados a entregar ao Estado o que produziam.

Primeiras civilizações

* Agricultura baseada nos grandes sistemas de irrigação e o poderpolítico sustentado pela religião.
* Elite composta por sacerdotes, proprietários de terras, militares de alta patente e pela família real.
* Camadas pobres formadas por servos, estrangeiros escravizados ou pessoas livres exploradas até o limite de suas forças.
* Religião politeísta, ou seja, crença em vários deuses.
* Antiguidade Oriental (Mesopotâmia e Egito), Clássica (Grécia eRoma).

Civilizações orientais hidráulicas

* Surgiram há mais de cinco mil anos no Oriente.
* Primeiro a Mesopotâmia e Egito e depois Índia e China.
* Economia dessas civilizações era fortemente baseada na agricultura realizada nos férteis vales e nas planícies de grandes rios.
* “Da água surgiu à vida, de um curso d'água nasce uma civilização’’, denominadas hidráulicas pelaalta dependência da água.
* Mesopotâmia: Desenvolveram-se às margens dos rios Eufrates e Tigre. Divididos em cidades estados. Principais povos e cidades: Sumérios, Acádios, Amoritas, Assírios e Caldeus. Ur, Uruk, Nippur e Lagash. Características dessa civilização, escrita cuneiforme e zigurate, Código de Hamurábi, e conquistas territoriais.
* Egito: Desenvolveu-se ás margens do rio Nilo.Comunidades primitivas, isolamento cultural. A sociedade do Egito estava dividida em várias camadas, o faraó era a autoridade máxima, (deus na Terra). Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Sustentada pelo trabalho e impostos. Acreditavam em vários deuses e em vida após a morte. Oferendas e homenagens aos deuses eram realizadasfreqüentemente para agradar os superiores.

Civilizações orientais não – hidráulicas

* Não se desenvolveram ás margens de grandes rios, características distintas, fenícios e hebreus.
* Fenícios: Habitantes da atual região do Líbano desenvolveram o comércio marítimo, se tornaram os mais importantes navegadores da Antiguidade. Inventaram a escrita fonética, que inspirou o alfabeto grego.* Hebreus: Vagavam pela Mesopotâmia e pelo Egito até se estabelecerem na Palestina, criaram o monoteísmo religioso que se tornou um dos fortes fatores de coesão do povo hebreu.
* Alto grau de militarismo devido as guerras e expansões territoriais promoveram os Hicsos, hititas, assírios e persas. Na Pérsia desenvolveu-se o dualismo religioso, que atribuiu um deus ao bem e outro ao mal....
tracking img