Antiguidade

Páginas: 5 (1224 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
Antiguidade
A Antiguidade é correspondida pela Era dos Deuses, pois grande parte das religiões desse período era politeísta. Compreende em um vasto período da história da humanidade que se inicia com o aparecimento da escrita e vai até a tomada do Império Romano pelos bárbaros. É muito comum associar Antiguidade com Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma.

Mesopotâmia
Na questão religiosa, aMesopotâmia era bastante diversificada, onde estavam presentes várias crenças e divindades. Muitas delas podem ser encontradas nas formas mais variadas, podendo ter sua imagem vinculada à figura humana, ou, como na maioria das vezes, tinha características relacionadas a elementos da natureza.
Eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses. Diversas cidades possuíam seuspróprios deuses. Marduque, por exemplo, era o deus protetor da cidade da Babilônia, na época do reinado de Hamurabi. Em função do domínio desta cidade sobre a Mesopotâmia, este deus também passou a ser o mais importante em toda região. Também acreditavam na existência de heróis, demônios e gênios.
Uma característica importante da religião mesopotâmica é que ela própria era dualista, onde era possívelencontrar sempre o bom e o ruim, o bem e o mal e buscando sempre tentar compreender essa relação, utilizavam de métodos não convencionais para uma religião como a adivinhação, a magia, e a astrologia.
A religião também permitia que em diversas cidades de seu domínio, acreditasse fielmente na vida após a morte e assim desenvolveram vários ritos funerários. Tinham o costume de enterrarem os mortos comalguns objetos pessoais dentro da tumba, e através da própria tumba onde o falecido foi colocado poderia nos indicar a condição financeira dele e da família. Ou seja, se o defunto fosse rico, obviamente sua tumba seria mais requintada do que de um pobre.
Os mesopotâmicos construíam espécies de templos, zigurates, em formato de pirâmides, e acreditavam que os deuses habitavam estas construções.Somente os sacerdotes podiam entrar nos templos. Estes sacerdotes eram considerados espécies de intermediários entre os deuses e a pessoas.

Egito
A religião exerceu bastante influência na vida do povo do antigo Egito e era marcada por vários mitos e simbolismos. Eram politeístas e, de acordo com este povo, os deuses possuíam poderes específicos e atuavam na vida das pessoas. Havia também deusesque possuíam o corpo formado por parte humana e parte de animal sagrado. Ammut, por exemplo, personificação da retribuição divina para todos os males realizados em vida, que possuía formas leoninas.
De acordo com o relato egípcio da criação, no princípio só existia o oceano. Então Rá, o Sol, surgiu de um ovo (segundo outras versões de uma flor) que apareceu sobre a superfície da água. Rá deu àluz quatro filhos, os deuses Shu e Geb e as deusas Tefnet e Nut. Shu e Tefnet deram origem à atmosfera. Eles serviram-se de Geb, que se converteu na terra, e elevaram Nut, que se converteu em céu. Rá regia todas as coisas. Geb e Nut posteriormente tiveram dois filhos, Set e Osíris, e duas filhas, Ísis e Neftis. Osíris sucedeu Rá como rei da terra ajudado por Ísis, sua esposa e irmã. Set odiava seuirmão e o matou. Ísis embalsamou o corpo do seu esposo com a ajuda do deus Anúbis, que desta forma tornou-se o deus da morte. Os feitiços poderosos de Ísis ressuscitaram Osíris, que chegou a ser rei do mundo inferior, da terra dos mortos. Hórus, filho de Osíris e Ísis, derrotou posteriormente Set em uma grande batalha tornando-se rei da terra.
Mas sem dúvida o conceito mais intrigante do cultoegípcio era o que envolve a ressureição a uma vida futura, e a preparação dos mortos para esta passagem de um nível para outro. O conceito de mumificação estava diretamente ligado a esse aspecto, pois, para os egípcios, sem um corpo íntegro (sem mutilações) para enterrar, a alma do morto não poderia entrar incólume na vida eterna. Assim, todo cidadão, ao morrer, passaria pelo processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antiguidade
  • Antiguidade
  • antiguidade
  • Antiguidade
  • antiguidade
  • Antiguidade
  • Antiguidade
  • ANTIGUIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!