Ansioliticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ansiolíticos e suas funções
Os ansiolíticos até recentemente estavam entre os fármacos mais amplamente usados na pratica geral,caíram em desfavor assim que seus riscos se tornaram evidentes, dentreeles podemos citar:
Benzodiazepínicos: o mais importante grupo utilizado como agente ansiolítico hoje;
Buspirona: é usada para vários tratamentos de transtorno de ansiedade,também ligada aosreceptores de dopamina,mas ineficaz em controlar crises de pânico ou estados de ansiedade graves,apesar de não causar sedação ou falta de coordenação motora(como no caso dos benzodiazepínicos)seus principaisefeitos colaterais são náusea, tontura, cefaléia, e agitação.
Barbitúricos: estes são obsoletos,ate a década de 1960,formavam o maior grupo de hipnóticos e sedativos em uso clinico,possuem acaracterística de atividade depressora do SNC. Infelizmente causam morte por depressão respiratória e cardiovascular,se administrado me grandes doses, apesar de tudo isto os barbitúricos fenobartal etiopental, ainda são ocasionalmente usados em tranqüilizantes para ataques de epilepsia, ate mesmo como anestesia intravenosa.
Como observamos, são vários os fármacos ansiolíticos utilizadosterapeuticamente ao longo do tempo,alguns caíram em desuso perdendo sua utilidade,isto porque apresentavam altíssimo potencial de abuso,dependência,super dosagem e morte,também em consonância ao surgimento dosbenzodiazepínicos.

Os benzodiazepínicos
O primeiro benzodiazepínico,o clordiazepóxido,foi sintetizado por acidente em 1961, sua atividade farmacológica inesperada,foi reconhecida em um procedimento detriagem de rotina, e então os benzodiazepínicos logo se tornaram os fármacos mais amplamente prescritos na farmacopéia.
Mecanismos de ação
Os benzodiazepínicos,atuam nos receptores do GABA A, quemedeiam a transmissão sináptica em todo o SNC.intensificando a resposta ao GABA,fortalecendo a abertura dos canais de cloreto,proporcionando a hiperpolarização.
Em relação a aspectos farmacocinéticos,...
tracking img