Angiospermas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 70 (17262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANGIOSPERMAS

INTRODUÇÃO

As angiospermas constituem-se na divisão Anthophyta, que inclui cerca de 235.000 espécies, sendo, de longe, a maior divisão de organismos fotossintetizantes. As características vegetativas das angiospermas são muito diversas. Elas variam em tamanho desde espécies de Eucalypnis com mais de 100 metros de altura e 20 metros de circunferência, até algumasmonocotiledôneas flutuantes e simples, que medem até 1 mm de comprimento. Algumas angiospermas são lianas que alcançam as alturas do dossel das florestas tropicais úmidas, enquanto outras são epífitas, que crescem sobre os ramos deste dossel. Muitas angiospermas, como os cactos, possuem adaptações para viver em regiões extremamente áridas. Por mais de 100 milhões de anos as angiospermas têm dominado o planeta.São encontradas em ambientes terrestres ou aquáticos; em ambientes secos ou úmidos. A tremenda irradiação adaptativa deste grupo pode ser explicada principalmente por terem sementes protegidas por frutos (aumento da dispersão) e por terem flores de variados aspectos que atraem diversos tipos de agentes polinizadores.
São plantas vasculares (traqueófitas), espermatófitas (com sementes),fanerógamas, sifonógamas (com grão-de-pólen e tubo polínico), tem frutos protegendo as sementes, entre outra caracteríticas.
Em termos de sua história evolutiva, as angiospermas são um grupo de plantas com sementes que apresentam algumas características especiais: flores, frutos e características de seu ciclo de vida que diferem daqueles de outros organismos.
A divisão Anthophyta inclui duas classes: asMonocotiledôneas, com cerca de 65.000 espécies, e as Dicotiledôneas, com cerca de 170.000 espécies. As semelhanças entre estes dois grupos são bem maiores que as diferenças; apesar disto, as duas classes são claramente reconhecíveis. As monocotiledôneas incluem plantas familiares como as gramíneas, lírios, íris, antúrios e palmeiras. As dicotiledôneas incluem quase todas as árvores e arbustosconhecidos (exceto as gimnosperrnas) e a maioria das ervas (plantas não lenhosas).
Em termos de seu modo de nutrição, todas as angiospermas, com poucas exceções, têm vida livre; formas parasitas e saprófitas existem, no entanto. Estas duas últimas categorias, em sua grande maioria, não possuem clorofila. Foi demonstrado recentemente que muitas ou talvez todas a angiospermas saprófitas (que obtêm seusnutrientes através da matéria orgânica em decomposição) têm relações obrigatórias com fungos micorrízicos, os quais têm uma relacionamento com uma segunda planta, neste caso uma angiosperma ativamente fotossintetizante. O fungo forma uma ponte de transferência de carboidratos da planta fotossintetizante à "saprófita". Assim a planta receptora poderia ser chamada mais corretamente de parasita,pelo menos em parte. Além destas plantas, existem cerca de 2.800 espécies de dicotiledôneas parasitas, e cerca de 200 espécies de monocotiledôneas nestas condições. Entre as dicotiledôneas incluem-se o visco, Cuscuta e Rafflesia. Interessante é a existência de apenas urna espécie de gimnosperma parasita, Parasitaxus ustus da Nova Caledônia. As angiospermas parasitas formam órgãos de absorçãoespecializados, os haustórios, através dos quais elas penetram nos tecidos de seu hospedeiro.

CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR E FRUTO

RAIZ
Partes da raiz
A raiz é composta de várias partes: a coifa, a zona lisa (ou de crescimento), a zona pelífera (dos pêlos absorventes), a zona suberosa (ou de ramificação) e o colo (ou coleto).
Coifa -  È uma espécie de capuz queprotege a ponta da raiz. Nessa região, existem células pequenas e relativamente delicadas que se multiplicam intensamente, promovendo o crescimento vertical da raiz. A coifa envolve e protege essas células contra o atrito com as partículas do solo e contra o ataque de microrganismos diversos. 
Região lisa (ou de crescimento) - É a região onde ocorre o alongamento das células que foram produzidas na...
tracking img