Citoplasma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Nucleoplasma:
Apresenta-se como uma solução aquosa de proteínas, metabólitos e íons que preenchem o espaço entre a cromatina e os nucléolos. Entre as proteínas do nucleoplasma estão as enzimas da glicólise, que contribuem para a produção de energia, no núcleo interfásico. Além destas enzimas foram descritas várias outras tais como: as DNA-polimerase e as RNA-polimerases. Entre os metabólitos,encontram-se os intermediários da glicólise e da via das pentoses, coenzimas, íons e nucleosídeos.
• Cromatina e Cromossomos:
Quando a célula não esta em divisão, os cromossomos apresentam-se como fios muito finos, dispessos no nucleoplasma recebendo o nome de cromatina.
Os cromossomos só se tornam bem visiveis individualizados ao microscópio óptico durante a divisão celular quando sofrem umprocesso chamado condensação. Neste processo, tornam-se mais curtos e mais espessos, que facilita a visualização.
Cada cromossomo é formado por uma única e longa molécula de DNA, associada a várias moléculas de Histona ( proteína básica ).
• Heterocromatina e Eurocromatina
- Heterocromatina: corresponde a regiões do cromossomo que permanecem muito condensadas durante a interfase mantendoaparentemente, o tipo de condensação adotado pelo restante da cromatina somente durante a divisão celular. Verificou-se que a heterocromatina é inativa na transcrição do DNA em RNA. É, portanto, uma região do cromossomo que nunca entra em atividade de síntese de RNA, sendo geneticamente inativa.
- Eurocromatina: corresponde a regiões menos condensadas do cromossomo interfásico e os genes contidos noscromômeros nela existentes podem entrar em atividade. Na eurocromatina há, portanto, intesna síntese de RNA.
Classificação dos Cromossomos:
Quando uma célula vai entrar em divisão, os cromossomos duplicam-se ainda na interfase. Cada cromossomo produz um outro idêntico a ele e esses dois filamentos cromossomicos, agora denominados cromatides ficam unidos por uma região denominada centrômero.Os cromossomos podem ser classificados em 4 tipos básicos, depentendo da localização do centrômero:
- Cromossomo Metacêntrico: Centrômero bem no centro, formando dois braços do mesmo tamanho.
- Cromossomo Submetacêntrico: Centrômero deslocado da região central, podendo ser notados dois braços de comprimentos diferentes.
- Cromossomo Acrocêntrico: Centrômero próximo a uma de umas extremidades,formando um braço bem longo e outro bem pequeno.
- Cromossomo Telocêntrico: Centrômero terminal. Nesse caso, o cromossomo é formado por um só braço.
Essa classificação só é possivel com os cromossomos condensados, pois somente assim eles são visiveis individualmente.
Nos mamíferos do sexo feminino, o cromossoma X condensado é observado no interios do núcleo ou associado ao envoltório nuclear,como uma partícula esferica que se cora fortemente, à qual se dá o nome de cromatina sexual. A presença ou não de cromatina sexual permite, pois, o diagnóstico citológico do sexo.
• Nucléolo:
É um corpúsculo denso, não delimitado por membrana, mergulãdo no nucleoplasma. É uma estrutura sempre presente nas celulas eucarioticas, podento haver mais de um nucléolo por núcleo interfásico. Durante adivisão celular, o nucléolo desaparece.
O nucléolo é uma região de intensa síntese de ácido ribonucleico ribossomico ( RNAr ). Essa síntese ocorre em certas regiões de determinados cromossomos, denominados regiões organizadoras do nucléolo. O nucléolo corresponde, portanto, a uma região de grande concentração de ribonucleoproteínas, RNAr, ao redor de um trecho de um cromossomo.
• DivisãoCelular:
Existem basicamente dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
Uma célula, dividindo-se por mitose, dá origem a duas novas células com o mesmo número de cromossomos da célula inicial. A mitose é importante no crescimento dos organismos multicelulares e nos processos de regeneração de tecidos do corpo.
Na meiose, uma célula dá origem a quatro novas células com a metade do numero de...
tracking img