Um amor que cura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Amor que cura em
“PARA ESME COM AMOR E SORDIDEZ”



INTRODUÇÃO:

Um soldado americano, de passagem pela Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, busca seu eu e sua paz interior, porocasião do destino se interessa por um coral numa igreja , onde se depara com a pequena Esmé no coral se destacando pela sua linda voz , logo em seguida o coral, novamente talvez por ocasião dodestino se encontram em um café da cidade numa conversa informal, despertando nele uma admiração pela pequena Esmé, pela sua originalidade de seus pensamentos, pelo calor da conversa sem nenhum tipo deinteresse, pela sua declarada falta de humor e pelo incentivo na escrita de um conto por ele. Uns meses depois, a guerra reduz o soldado escritor a uma amostra de si próprio, desinteressado de tudo e detodos, mas uma simples carta da Esmé, sem quaisquer intenções de maior, vai mostrar-lhe o caminho de volta.


CRONOTOPO: Estados Unidos e Inglaterra, durante e após Segunda Guerra MundialPERSONAGENS:

Soldado (Sargento X) cheio de frustações com si próprio, sem muitas perspectivas da vida, intolerante com seu círculo de amigos soldados, talvez pelo esgotamento mental que sentia juntodeles, uma lembrança ruim da guerra que eles o fazia reviver.

Esmé (menina inglesa) que a guerra induziu a maturidade e a grande falta de humor, sensata nas suas opiniões, porém conserva osentimento de afeto pelo seu irmão e por um desconhecido (Sargento X) em que viu a imagem de seu pai.


HIPÓTESE:

É o ato de amor incondicional da Esmé com a carta enviada, que cura o soldado doshorrores da guerra. Salinger, J. D ( 1953, pág 98)

ANÁLISE:

O modo individualista americano, egocêntrico e frio esta bem exposto ( Salinger, J. D) ( 1953, pág 78) ,Conforme Salinger, J. D “[...] não havia um único sujeito capaz de fazer camaradagem com facilidade. [...] falávamos Dora das horas do serviço, era quase sempre para pedir emprestado um pouco de...
tracking img