Angiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANGIOLOGIA
Resumo: A angiologia é a área da medicina que trata das doenças dos vasos circulatórios, isto é das alterações que ocorrem, nas artérias (levam o sangue do coração para todo o corpo), nas veias (vasos que recolhem o sangue em direção ao pulmão) e linfáticos.
Palavras-chaves: cardiovascular 1, coração 2, veias 3, e artérias 4.
Introdução: A angiologia é a parte da anatomia humana queestuda o coração e seus vasos sanguíneos. Pode ser chamado de sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular é composto por uma série de tubos e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda rede vascular. Esses tubos são artérias e veias que servem de para a passagem de sangue que é o líquido responsável pela oxigenação e nutrição dascélulas e essa bomba percussora é o coração, músculo responsável pelo bombeamento de sangue. São diversas as doenças do sistema cardiovascular, dentre elas vamos citar as principais. Aneurisma da aorta abdominal (AAA), dissecção da aorta, doença arterial dos membros inferiores, doença obstrutiva das carótidas, doença das artérias renais, varizes dos membros inferiores.
Desenvolvimento: Aneurisma daaorta abdominal (AAA) ocorre quando a porção abdominal da aorta responsável por distribuir sangue aos rins, trato gastrointestinal e às pernas, se dilata podendo vir a se romper, levando a um sangramento fatal em 90% das vezes, daí a importância do tratamento precoce, sabe-se que esta doença está relacionada com o enfraquecimento genético das proteínas estruturais da parede da artéria. Diversosfatores influenciam na AAA, idade acima de 60 anos, sexo masculino, história familiar de aterosclerose, fumo, hipertenção arterial, doença pulmonar. Seu tratamento pode requerer mudanças em seu estilo de vida, como melhora no padrão alimentar e controle da pressão arterial, caso se agrave uma cirurgia endovascular pode ser indicada.
Dissecção da aorta: ocorre quando a parede da aorta compostapor trem camadas laminares se divide em duas, com a entrada de sangue fazendo um falso trajeto dividindo a aorta. Esta dissecção pode progredir até as artérias da perna, e obstruir o fluxo sanguíneo de muitas outras artérias. Hipertenção, aterosclerose e fumo são fatores que influenciam para a mesma. Os tratamentos das dissecções são em geral muito complexos, e requerem centros de altaespecialização para que o tratamento seja eficaz. O tratamento depende da localização do início e fim da dissecção, assim como dos diâmetros do vaso, do acometimento ou não das artérias viscerais e se ela é aguda ou crônica. De acordo com as características anatômicas, tanto o método aberto, via cirurgia tradicional, quanto o método endovascular, via implante de uma endoprótese através de uma incisão na virilhapodem ser indicados. Em outros casos, o tratamento clínico pode ser a melhor alternativa.
Doença arterial dos membros inferiores: ocorre devido ao acúmulo de placas de colesterol e cálcio, as artérias que irrigam a musculatura da perna podem sofrer diversos graus de entupimento, até mesmo total. O fluxo de sangue é mantido apenas por pequenas artérias, chamadas colaterais, que em geral não sãosuficientes para irrigar a musculatura em exercício, ou mesmo em repouso. Geram o entupimento de segmentos, longos ou não, das artérias das pernas, principalmente da artéria femoral superficial (AFS), localizada ao longo da coxa. Este entupimento se deve principalmente ao acúmulo de colesterol e cálcio na parede arterial, assim como lesões crônicas causadas pelo fumo e pela diabetes. O tratamentodesta doença é realizado pelo cirurgião vascular, que está apto a assistir o paciente em todas as fases da doença, desde o início, quando a terapia pode ser feita com medicações e exercício físico orientado, até o momento em que uma cirurgia é necessária. O tratamento cirúrgico, quando indicado por um cirurgião vascular, pode ser realizado através de uma ponte com veia safena, através de um...
tracking img