Anemia ferropriva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC
BRUNO ALVES DOS SANTOS











ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AOS PORTADORES DO MAL DE ALZHEIMER DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDÚ-ES












COLATINA
2008
BRUNO ALVES DOS SANTOS











ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AOS PORTADORES DO MAL DE ALZHEIMER DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDÚ-ESTrabalho de Conclusão de Curso ao Centro Universitário de Espírito Santo – UNESC, sob orientação da Profª Magali Demoner Bermond, como requisito para obtenção do Título em Bacharel em Farmácia.







COLATINA
2008
BRUNO ALVES DOS SANTOS






ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA AOS PORTADORES DO MAL DE ALZHEIMER DOMICILIADOS NO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDÚ-ESTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC, para obtenção do título de Bacharel em Farmácia.





ORIENTADOR


_________________________________________________ _________
Magali Demoner Bermond, Professora do UNESC do curso de nota Farmácia, Mestre em CiênciasFarmacêuticas, especialista em
Saúde Pública e Didática do Ensino Superior.



AVALIADOR


_________________________________________________ _________
nota






Colatina, ________de__________________________ de 2008.“É somente pela memória que somos um mesmo indivíduo para as pessoas e para nós mesmos. Não me resta, talvez, na idade que tenho, uma só molécula no corpo que eu tenha trazido quando nasci”.
Denis Diderot

RESUMO

O aumento da população idosa é uma realidade em nosso país por esta razão a pesquisadestacou o processo natural de envelhecimento. O processo de envelhecimento não é uma questão vivenciada exclusivamente no Brasil, mas sim, uma realidade mundial. A doença de Alzheimer (DA) é dentre as doenças demenciais a mais comum. É de caráter neurodegenerativo progressivo que provoca demência, comprometendo, ao longo de sua lenta evolução, a autonomia dos pacientes. O presente trabalho temcomo objetivo verificar como está sendo feita a assistência farmacêutica aos portadores do mal de Alzheimer domiciliados no município de Baixo Guandú-ES, bem como, realizar levantamentos bibliográfico sobre a doença, verificar a incidência da idade, quais são os medicamentos dispensados e as orientações fornecidas pelo farmacêutico em relações aos cuidados não medicamentosos. Foram entrevistados 8familiares, por intermédio de um questionário cujos resultados foram: idade 37,5% tem entre 59 a 64 anos, 37,5% tem entre 66 a 71 anos, 25% tem entre 77 a 79 anos e o tempo em que os familiares convivem com a doença, variou entre 1 a 8 anos. Os medicamentos utilizados dentre os 8 entrevistados, 7 usam a rivastigmina, e apenas um paciente faz uso da donepezila. A respeito dos cuidados nãomedicamentosos os que mais se destacam é a manutenção do piso sempre secos e cuidados higiênicos. A maioria dessas informações é prestada por familiares, amigos e apenas um relatou orientação por parte do farmacêutico e dois nunca tiveram nenhum tipo de orientação.

Palavras chaves: assistência farmacêutica – Alzheimer – envelhecimento.










SUMÁRIO|INTRODUÇÃO............................................................................................... |07 |
|1. DOENÇA SENIL DO TIPO ALZHEIMER.................................................. |09 |
|1.1. ENVELHECIMENTO............................................................................... |09 |
|1.1.1. Epidemiologia do...
tracking img