Anemia ferropriva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anemia Ferropriva


Introdução

O presente trabalho tem como tema a anemia ferropriva, e a forma como podemos preveni-la com os cuidados de enfermagem.
A anemia pode ser definida como uma concentração sanguínea de hemoglobina abaixo dos valores de normalidade para determinada faixa etária e sexo. Quando ocorre durante a gestação, dependo da gravidade, pode ter efeito deletério para a mãee para o feto.
Caracterizada por palidez, fraqueza e fadiga. Além de outras repercussões da anemia sobre o organismo humano, afeta o crescimento e o desenvolvimento físico e mental das crianças, acarretando sonolência, incapacidade de fixar a atenção e diminuição na acuidade mental, o que leva ao comprometimento do rendimento escolar.
Ela pode ser causada pela alimentação pobre em ferro,perdas sanguíneas ou devido a pouca absorção de ferro pelo organismo e é facilmente diagnosticada através de um hemograma específico para analisar a ferritina.
O tratamento da anemia ferropriva inclui a toma de 60mg de ferro diariamente e a ingestão de alimentos ricos em ferro.

O que é anemia?

A anemia é a diminuição da hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulosvermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar oxigênio aos tecidos.
A anemia define-se como a concentração de hemoglobina abaixo dos limites estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde. Este valor limite varia de 110g/l para mulheres grávidas e para crianças de 6 meses a 5 anos de idade, a 120g/l para as mulheres não grávidas, até 130g/l para os homens.
A anemia é a desordemmais comum no sangue. Há vários tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. A anemia é classificada pelo tamanho da célula vermelha sanguínea: diminuída (microcítica), normal (normocítica) ou aumentada (macrocítica ou megaloblástica).

O que é anemia ferropriva?

É um estado, no qual há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro, e ofornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos. Esta situação refere-se à condição de fornecimento insuficiente de ferro, segundo o sexo, idade, e estado fisiológico (Halberg e Rossander – Hulthén apud Cardoso e Penteado, 1994).
O ferro é um nutriente essencial ao organismo,associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.
A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é a mais comum de todas as anemias, independentemente do estado socioeconômico do indivíduo.
Ela pode instalar-se por carência nutricional, parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Pode tambémocorrer por perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrointestinais ou como consequência de menstruações abundantes.
Constituem grupo de risco para a anemia ferropriva as mulheres em idade fértil, idosos, crianças e adolescentes e fase de crescimento e indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago. No entanto, qualquer pessoa podedesenvolvê-la, se não receber a quantidade adequada de ferro na dieta ou tiver dificuldade de absorção, que ocorre sobre tudo nos intestinos e pode ser mais eficiente quando associada à ingestão de vitamina C e proteínas.
Os alimentos constituem as principais fontes de ferro e podem oferecer dois tipos diferentes desse nutriente: o ferro heme e o ferro não heme. O primeiro, encontrado especialmente nacarne vermelha e no fígado de todos os animais, assim como na carne das aves, peixes e nos ovos, é melhor aproveitado pelo organismo. A absorção do ferro não heme, existente nas verduras de folhas escuras (espinafre, brócolis, couve, salsa, etc.), leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, etc.); frutas (uvas, maçãs, nozes, amêndoas, castanhas, etc.) é menor e menos eficiente....
tracking img